Chapada dos Veadeiros: Caminhos da Reportagem

TV Brasil

O Caminhos da Reportagem desta quinta-feira, 26/11, mostra as belezas naturais e culturais da Chapada dos Veadeiros, em Goiás. Declarada Patrimônio Mundial Natural pela Unesco, o lugar revela entre serras e nascentes paisagens que encantam seus visitantes.

O programa mostra o Encontro anual de Culturas Tradicionais que conta com a participação de pessoas de vários lugares do Brasil e do mundo. Há quinze anos, a festa popular reúne comunidades quilombolas, indígenas, ciganas, pesquisadores e turistas.

Dona Daíndia é um exemplo de preservação dessa cultura. Nasceu e se criou numa comunidade quilombola e chega a dizer que pelo isolamento em que vivia chegava mesmo a ter “medo de brancos”. Ela resume numa frase o orgulho pela sua cultura: “Kalunga é forte, tem espírito para trabalhar, para lutar, para viver”.

Ali também encontramos o Mestre do Congado Jorge Antônio que preserva a identidade afro-brasileira por meio de sua música e seus tambores. Para ele há um valor sagrado no instrumento na congada, pois por meio dele, os povos podem reverenciar sua fé e tradição.

As belezas naturais da Chapada também estão presentes no programa. O Vale da Lua, em Alto Paraíso de Goiás tem como atrativo as formações rochosas esculpidas pela força da água do Rio São Miguel.

O local lembra o da superfície da Lua. Há também a cachoeira do Salto 120, uma queda d’água gigantesca que pode ser apreciada por um mirante. É um dos cartões postais do parque e um dos lugares mais procurados pelos visitantes.

Destaque: Dona Flor, parteira. Chapada dos Veadeiros. Imagem capturada do vídeo.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.