Nota de Repúdio do Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB)

IEB

O  IEB vem por meio desta manifestar sua indignação diante da reportagem “Omissão da Funai pode ter levado a conflito violento no Vale do Javari”, de autoria do jornalista Felipe Milanez, publicada em 19/11/2015,  na revista Carta Capital. A reportagem difunde ideias desrespeitosas acerca do trabalho sério de organizações da sociedade civil brasileira que trabalham em estreita colaboração com o Estado na implementação de políticas públicas e na defesa e garantia dos direitos indígenas.

A matéria ainda expõe os apoiadores que trabalham incansavelmente para que as demandas indígenas mereçam a devida atenção dos governos. Ao contribuir para as ações e políticas de apoio aos povos indígenas, a sociedade civil está cumprindo o seu papel de maneira legítima, fato que a reportagem procura desqualificar.

O momento de crise política pelo qual passamos exige a busca de uma maior coesão em torno de direitos adquiridos e não o fomento a intrigas e conflitos entre as instituições, o que consideramos um desserviço às causas dos povos indígenas. Com isso manifestamos nossa solidariedade e respeito as instituições citadas na referida reportagem e nos colocamos firmes na luta contra a PEC 215 e defesa dos direitos indígenas expressos na Constituição de 1988.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.