Mercosul reúne gestores para discutir direitos dos afrodescendentes

Entidade elaborará plano de ação para todos os países do bloco econômico

SEPPIR

Países que integram o Mercosul realizaram no último dia 23 de novembro, em Assunção, capital do Paraguai, a I Reunião de Ministros e Altas Autoridades sobre os Direitos dos Afrodescendentes (Rafro). Criada no âmbito do Mercosul, a Rafro é um órgão do Conselho do Mercosul que busca propor medidas políticas e ações no campo da promoção da igualdade racial e combate ao racismo.

O Brasil foi representado na reunião por dois gestores do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos: o secretário especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Ronaldo Barros e a assessora internacional Magali Naves.

Segundo os representantes brasileiros, a Rafro se propõe a manter e sugerir discussões, políticas e iniciativas que beneficiem as populações afrodescendentes dos países que fazem parte do Mercosul, bem como promover sua inclusão nos processos de transformação econômica, política, social e cultural.

A Rafro tem vigência durante o período da Década Internacional dos Afrodescendentes, estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU), que vai de 2015 até 2024. O grupo é coordenado pelos organismos responsáveis pela promoção da igualdade racial e combate ao racismo dos países do Mercosul.

Representantes da sociedade civil organizada e movimentos sociais fazem parte da equipe que elabora um plano de ação a ser adotado pelo Mercosul para implementar políticas de promoção da igualdade racial e combate ao racismo em todos os países do bloco econômico.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.