Companheiro Kadu, presente! Hoje e sempre!

Brigadas Populares

Ontem durante a noite o companheiro Ricardo, conhecido como Kadu, havia acabado de celebrar seus 38 anos de vida e luta quando foi brutalmente assassinado na entrada da ocupação Vitória da Izidora. Desde ontem choramos sua morte prematura, a morte de um lutador das causas do povo e das ocupações urbanas. Kadu foi inestimável companheiro de lutas e de conquistas. Ele escolheu a ocupação Vitória que, mesmo com todo o amor de sua família, decidiu se colocar, de corpo e alma, ao lado das famílias necessitadas em busca de mudar a condição precária que muitas famílias passam.

Ainda, Kadu “adotou” Ana e Adão como seus ‘pais’ da ocupação. Foi incansável membro da coordenação das ocupações que esteve presente, ‘na missão’ como costumava dizer, em todas as lutas, assembleias e reuniões com sua maneira alegre e espontânea de ser, lutando sempre pela resistência das ocupações urbanas e por um mundo mais justo. Sua alegria era contagiante e sempre presente; sua força estava sempre à disposição para ajudar a qualquer um que necessitasse.

A agitação que ele fazia, de maneira espontânea, deixava todas e todos mais alegres pela sua presença, sempre muito feliz. E, em momentos de necessidade, por exemplo durante a repressão violenta da polícia contra as famílias da Izidora, Kadu se colocou, prontamente, a ajudar as pessoas machucadas. Era um companheiro inigualável que, com certeza, sua partida irá fazer falta a cada marcha, a cada assembleia e no próprio dia a dia das ocupações. Sentiremos falta de abraça-lo como irmão que era de todos da ocupação e de sua alegria. Kadu, junto com Manoel Bahia é mais uma das vítimas da falta de oportunidades sistemática que nega o direito à cidade e à moradia adequada, que se desdobra em vários conflitos que acaba levando mais um dos nossos, mais um lutador que parte sem poder dizer adeus.

Um pedaço de nós também morre hoje junto com Kadu. Uma violência contra ele é uma violência contra todas e todos nós, irmãos de lutas. Amigo e companheiro de Kadu, Yan faz sua homenagem: “Kadu, você se foi em carne e pessoa, as está presente em espírito. A ocupação vitória não será a mesma depois que você se foi. Saudades mil”.

Esse é o sentimento que Kadu irá deixar: saudades. Mas sua memória será força para todas e todos aqueles que continuam a acreditar tal como ele, em um mundo melhor. Assim, em honra a sua memória em vida, devemos continuar a luta por um mundo mais justo, onde não precisem mais morrer por essas causas os jovens de periferia. O que está vivo ainda, que se encha das infinitas boas lembranças de Kadu, que sua alegria continue a inspirar aqueles que se engajam na luta do povo e que sua força nunca nos falte.

Com esse triste acontecimento, lembramos que a principal luta das ocupações da Izidora não é apenas a moradia, mas é a construção de uma comunidade de paz e inclusiva que possa receber a todos e todas. Com isso, Kadu segue em cada um de nós, ele se multiplicou na luta e em cada um que o conheceu. Seguiremos lutando contra toda e qualquer forma de desigualdade que vitima tantos e tantos. Desde ontem choramos a morte de Kadu, mas as lágrimas devem nos fortalecer para seguir sempre de pé, na luta coletiva pela liberdade do povo trabalhador brasileiro.

Como ele dizia, hoje as comunidades da Izidora “vão na fé”, na fé de que, em sua memória, a luta da Izidora e de todas as ocupações serão vitoriosas. Por uma cidade que caibam todas e todos, em paz e com justiça social. Seguimos.

Pátria livre, venceremos!

Kadu presente, hoje e sempre!

*

Tributo ao Kadu/Ricardo de Freitas, coordenador da Ocupação Vitória/BH, mártir da luta por moradia

Por Gilvander Luís Moreira

Enviadas para Combate Racismo Ambiental por José Carlos.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.