IX Seminário Internacional Direito e Saúde e XIII Seminário Nacional: Diretos Humanos e Povos Indígenas, 24 e 25/11, na ENSP

ENSP

O Departamento de Direitos Humanos, Saúde e Diversidade Cultural – DIHS –  da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca-ENSP, da Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz realizará, durante os dias 24 e 25 de novembro de 2015, na Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP), o  IX Seminário Internacional de Direito e Saúde e XIII Nacional. Direitos Humanos e Povos Indígenas”.

As incrições podem ser feitas até as 12 horas de amanhã, 23, AQUI.

Instituições Parceiras: Departamento de Direitos Humanos, Saúde e Diversidade Cultural –DIHS e Laboratório de Estudos e Pesquisas em Saúde Mental – LAPS da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca – ENSP/FIOCRUZ, Escola da Magistratura do Estado do Rio Janeiro – EMERJ, Ordem dos Advogados do Brasil – OAB/RJ, Caixa de Assistência dos Advogados do Rio de Janeiro – CAARJ, Defensoria Pública Geral do Estado do Rio de Janeiro – DPGE, Associação Brasileira de Antropologia – ABA, Museu Nacional – UFRJ, Centro Payson de Desenvolvimento Internacional – Universidade de Tulane e Centro de Estudos Sociais – CES/Universidade de Coimbra/PT. Realização: Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP).

Informações:  [email protected] – Tel: (21) 3882-9222 ou 3882-9223. Não há cobrança de taxa de inscrição. Serão emitidos certificados.

Programação:

Dia: 24/11/2015

Mesa de Abertura: 09:00 horas

Autoridades e Representantes das Instituições Organizadoras:

Paulo Gadelha – Presidente da Fundação Oswaldo Cruz – FIOCRUZ; Rogério Sotilli – Secretário especial de Direitos Humanos do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos; Hermano Castro – Diretor da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca – ENSP/FIOCRUZ; Maria Helena Barros de Oliveira – Chefe do Departamento de Direitos Humanos, Saúde e Diversidade Cultural – DIHS/ENSP/FIOCRUZ; Desembargador Caetano Ernesto da Fonseca Costa – Diretor da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro/EMERJ; Paulo Amarante – Coordenador do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Saúde Mental LAPS – DIHS/ENSP/FIOCRUZ; Felipe Santa Cruz –  Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB/RJ; Marcello Augusto Lima de Oliveira – Diretor Presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Rio de Janeiro – CAARJ; André Luís Machado de Castro – Diretor Geral da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro; Antônio Carlos de Souza Lima – Presidente da Associação Brasileira de Antropologia/ABA; João Pacheco de Oliveira – Museu Nacional/UFRJ; Colin Crowford – Coordenador do Centro Paisom de Desenvolvimento Internacional – Universidade de Tulane; Cida Pontes – Coordenadora do Movimento Nacional de Direitos Humanos.

MESA  Nº. 1

Horário: 10 horas às 12 horas

Tema: Bem Viver: um olhar dos povos indígenas latinoamericanos sobre os Direitos Humanos.

Conferencista: Pablo Quintero – Doutor em Antropologia da Universid de Buenos Aires/AR. Departamento de Antropologia da UFRGS

Coordenação: Maria Helena Barros de Oliveira – Departamento de Direitos Humanos, Saúde e Diversidade Cultural – DIHS/ENSP/FIOCRUZ.

MESA Nº. 2

Horário: 14 horas às 17 horas.

Tema: Direitos ameaçados: o recrudescimento das políticas anti indígenas.

Palestrante: Tonico Benites – Doutor em Antropologia Social (Museu Nacional/UFRJ). Indigena da etinia Kaiowá/MS.

Palestrante: Luiz Henrique Eloy Amado. Advogado e indígena da etnia Terena.

Palestrante: Kenarik Boujikan. Desembargadora do TJ/SP. Associação Juízes para a Democracia (AJD).

Coordenação: Regina Maria de Carvalho Erthal. Pesquisadora do Departamento de Direitos Humanos, Saúde e Diversidade Cultural – DIHS/ENSP/FIOCRUZ.

Dia: 25/11/2015

MESA Nº. 3

Horário: 09 horas às 12 horas.

Tema: Educação Superior Indígena: um novo espaço de lutas

Palestrante:.Rosani de Fátima Fernandes. Pedagoga. Assessora da Associação Indígena Akrãtikatêjê/PA. Indígena da etinia Kaingang.

Palestrante: Felipe Sotto Maior Cruz – Cientista Social. Indígena da etnia Tuxá

Coordenação: Antônio Carlos de Souza Lima. Presidente da Associação Brasileira de Antropologia – ABA.

MESA Nº. 4

Horário: 14 horas às 17 horas.

Tema: Saúde Mental Indígena: medicalizando questões étnicas?

Palestrante: Edinaldo Rodrigues – Psicólogo da SESAI/PE. Indígena da etnia Xukuru

Palestrante: João da Silva – Cacique da Aldeia indígena de Bracuí/Angra dos Reis/RJ Indígena da etnia Guaraní/RJ

Palestrante: Maria de Betania Garcia Chaves – Psicóloga – Unidade Básica de Saúde da Aldeia Indígena de Bracuí/Angra dos Reis/RJ.

Coordenação: Paulo Amarante – Coordenador do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Saúde Mental – LAPS – DIHS/ENSP/FIOCRUZ,

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.