Nota Pública: Mais violência praticada contra trabalhadores/as rurais em São Félix do Xingu, Pará

Neste último domingo, 15, o Acampamento Novo Oeste, em São Félix do Xingu, no Pará, foi invadido e atacado por pistoleiros mais uma vez. Os criminosos estavam fortemente armados e atiraram várias vezes na casa de uma família. Confira a Nota:

Comissão Pastoral da Terra

O Acampamento Novo Oeste, localizado no Complexo de Fazendas Divino Pai Eterno, município de São Félix do Xingu/PA, foi vítima de mais um ataque praticado por pistoleiros que agem a mando de pretensos proprietários da área. O Complexo compreende uma área de aproximadamente 9.000 hectares de terra pública, pertencentes à União Federal, dos quais aproximadamente 7.500 são ocupados por trabalhadores/as rurais ligados à FETAGRI Pará e assessorados pela Comissão Pastoral da Terra (CPT), equipes do Sul e Sudeste do Pará.

No último domingo, 15 de novembro de 2015 por volta de 23hs30min, um grupo de pistoleiros fortemente armados se dirigiram à casa de Valdivino, localizada à beira de uma das estradas vicinais que cortam a área e desferiram dezenas de tiros contra a residência do trabalhador rural. Utilizaram armas de grosso calibre, dentre espingardas e pistolas. Valdivino encontrava-se na residência juntamente com sua esposa e dois filhos menores e somente não foram atingidos por terem-se atirado ao chão, protegendo-se dos tiros.

Esse ataque bárbaro foi precedido de uma sequência de atos criminosos praticados naquela localidade. A Comissão Pastoral da Terra, equipes do Sul e Sudeste do Pará, registram até o momento a morte de cinco trabalhadores rurais, dentre eles Osvaldo Rodrigues Costa, ocorrida no dia 06 de novembro de 2015, também durante uma ação de pistoleiros. Neste ato, o grupo de aproximadamente 07 homens armados chegou a se apresentar como Policiais Federais e afirmaram clara e abertamente que agiam à mando dos fazendeiros Edson, vulgo Cupim, e Bruno Peres.

Em resposta à onda de violência de que são vítimas, 140 famílias de trabalhadores/as rurais residentes na área, ocuparam nessa terça-feira, 17 de novembro, a rodovia que interliga a Vila Sudoeste em São Félix do Xingu ao município de Quatro Bocas, próximo à Marabá. Dentre a pauta de reinvindicações, apresentam o pedido de eficiência e celeridade da Polícia Civil do Estado do Pará, especialmente da Delegacia Especializada em Conflitos Agrários de Redenção/PA, na investigação dos crimes que são praticados dentro do Complexo Divino Pai Eterno.

Da mesma forma, exigem que o INCRA providencie com máxima urgência a retomada judicial da terra e consequente criação de Projeto de Assentamento, única medida capaz de por fim ao conflito fundiário ali existente. Esse conflito já persiste a mais de oito anos, ocasionando dor, sofrimento e perda aos trabalhadores/as rurais do Acampamento Novo Oeste, que, contudo, persistem lutando bravamente, nos mostrando o verdadeiro sentido da palavra RESISTÊNCIA!

Assinam a nota:

Federação dos Trabalhadores/as Rurais na Agricultura no Estado do Pará – FETAGRI

Comissão Pastoral da Terra, Equipes do Sul e Sudeste do Estado do Pará – CPT

Acampamento Novo Oeste e Associação Terra Nossa, SFX/PA

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.