‘Só não vê quem não quer’, diz rapper Emicida sobre racismo no Brasil

Com novo disco, cantor une críticas sociais com melodias mais leves. Músico faz show neste sábado (14), em Campinas (SP), com Tulipa Ruiz.

G1 Campinas

“Qualquer um que sai na rua pode comprovar isso, nem precisa ouvir meu disco, só não vê quem não quer”, diz Emicida sobre o racismo no Brasil. Em entrevista ao G1, o rapper, que lançou um clipe que mostra empregados negros se rebelando contra humilhações, afirmou que o preconceito no país é explícito.

“Já dizia aquela frase, não é difícil você encontrar a verdade, difícil é depois de encontrar a verdade, você não querer fugir dela”, critica.

O clipe “Boa Esperança”, lançado pelo músico em julho deste ano, tem sete minutos de duração e gerou polêmica por discutir temas como racismo e injustiça social.

“O vídeo impactou muito as pessoas e elas se veem na obrigação de falar de racismo como se elas tivessem ‘sacado’ alguma coisa, mas se você não ‘sacar’ vendo Boa Esperança, então você está vegetando”, destaca.

Polêmicas

Apesar de ser conhecido pelas críticas, Emicida disse que não acredita ter a responsabilidade de levantar questões polêmicas em todas as suas produções.

“Não acredito que a música seja obrigada a cada vez que ela existir ter uma conotação política. No meu caso, por causa da construção da minha carreira, as coisas acabam soando politicamente”, explica.

O segundo álbum do rapper “Sobre Crianças, Quadris, Pesadelos e Lições de Casa”, lançado em agosto, vai além da crítica e inclui melodias leves e de apelo emocional como “Mãe” e “Passarinhos”.

“Acho que o tema central é beleza, a força, a intelectualidade. O disco tem um diálogo muito mais amplo”, diz o músico.

Rap e Hip hop

O rapper, que completa dez anos de carreira, disse ainda que nesse período observou uma evolução no cenário do rap e hip hop.

“Hoje a coisa meio que mudou de figura, mas acho que a gente ainda tem muito caminho pela frente, eu e o hip hop inteiro. Não dá pra comemorar e achar que a gente venceu no jogo porque temos datas de show na agenda e programa. Isso ainda é pouco perto do que o pessoal precisa e a gente só vai conseguir isso com união e organização interna”, destaca.

Show

Neste sábado (14), o rapper sobe ao palco com a cantora Tulipa Ruiz em um show no Campinas Hall, a partir das 23h. O músico afirma que os fãs podem esperar uma apresentação emocionante.

“A gente já se encontrou em vários lugares pelo mundo e agora tem a chance de dividir o palco nesse show. Campinas tem uma importância no rap nacional e a expectativa é excelente, até porque o último foi bem bacana”, finaliza.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.