Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos visita região de Minas Gerais afetada pelo rompimento de barragens

Comitiva coordenada pela ministra Nilma Lino Gomes esteve em Mariana neste domingo (08)

SEPPIR

Uma comitiva de técnicos do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos, coordenada pela ministra Nilma Lino Gomes, visitou, neste domingo (08), o município de Mariana, na região de Minas Gerais atingida pelo rompimento de duas barragens de rejeitos, alcançando distritos de Mariana e a cidade de Barra Longa.

Além de prestar solidariedade às famílias, a comitiva verificou a situação das pessoas afetadas pela enxurrada de lama e forneceu informações sobre os serviços disponibilizados para atender violações de direitos humanos na região.

Durante a agenda, a ministra Nilma Lino Gomes também discutiu com gestores e lideranças locais o cumprimento das orientações do Protocolo Nacional Conjunto para Proteção Integral a Crianças e Adolescentes, Pessoas Idosas e Pessoas com Deficiência em Situações de Riscos e Desastres, lançado em 2012. O documento traz diretrizes e orientações para a garantia plena de direitos destes públicos em situações de desastre. (Protocolo:http://www.sdh.gov.br/assuntos/criancas-e-adolescentes/protocolo-de-desastres)

A ministra Nilma destacou a preocupação do ministério com públicos mais vulneráveis, como crianças e adolescentes, idosos e pessoas com deficiência, mas também ressaltou a necessidade de atendimento aos direitos de toda a população vitimada pela tragédia. “Estou aqui na condição de ministra para acompanhar, conhecer a realidade e trazer um abraço de solidariedade às pessoas neste momento muito difícil, em que todos têm que se articular para garantir os direitos dessas pessoas”, declarou a ministra.

Exposição de crianças e responsabilidade da mídia

Durante a coletiva de imprensa realizada ao final da visita, a ministra pediu que os representantes da mídia tivessem cuidado com a exposição de crianças e adolescentes neste contexto de tragédia. “Essas pessoas estão fragilizadas, essas crianças e adolescentes estão fragilizados. Todos nós sabemos que existe uma legislação e que tem cuidados a se tomar. Neste momento, é muito importante que a gente zele pelas nossas crianças, zele pelos nossos adolescentes”, alertou a ministra.

Vítimas

Cerca de 550 pessoas estão entre as vítimas da tragédia que ocorreu na tarde da última quinta-feira (05/11), e 28 pessoas estão desaparecidas. Entre os desaparecidos, 15 pessoas do distrito de Bento Rodrigues, entre os quais estão cinco idosos e cinco crianças e adolescentes, e 13 trabalhadores da Samarco – empresa responsável pela exploração de minérios na região.

Comitiva

O secretário adjunto de desenvolvimento social do município de Mariana, João Paulo Paranhos, acompanhou a ministra e sua comitiva na visita aos três hotéis onde encontram-se hospedadas famílias que perderam suas casas na tragédia. O secretário estava representando o prefeito de Mariana, Duarte Júnior, que foi hospitalizado na manhã deste domingo. Outras lideranças acompanharam a visita, como o deputado federal Padre João, o presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara de Mariana, vereador Cristiano, e lideranças do Movimento de Atingidos por Barragens (MAB).

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.