Carlos Nobre Cruz: Programas policialescos usam espetacularização e criminalizam comunidades carentes

Por tvbrasil

Carlos Nobre Cruz, jornalista e professor da PUC do Rio de Janeiro, defende que as séries policialescas na TV tendem a julgar e emitir opiniões durante as transmissões a respeito das pessoas que são retratadas nos programas. O professor diz que, quando as emissoras fazem a cobertura de crimes que acontecem em comunidades mais pobres eles tendem a colocar os moradadores à mercê de avaliações negativas a respeito delas.

“As pessoas ficam frustradas, só se veem como vilões, e não têm um espaço de queixa para se manifestar em relação aquilo. Muitas vezes elas acabam admitindo que são comunidades criminosas em função de só ter um discurso contra elas”, afirma o jornalista.

Nobre diz que as  pessoas que assistem a estes programas  acabam tomando aquilo que recebem como algo natural e aceitam aquele julgamento como se fosse um fato.

Para o professor da PUC, o governo federal deveria fazer uma nova lei de TV, porque a atual diz que a TV é uma concessão para a educação.

“Devemos discutir o poder que tem hoje a TV em criar estes mecanismos que nós estamos discutindo.  Quem pode ter a concessão de TV?  Que programas devem ser colocados no ar? ”, conclui.

Veja abaixo a íntegra da fala:

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.