Para baixar: “Tópicos em saúde, ambiente e trabalho: um olhar ampliado”

Numa busca louvável de caminhos para socializar a produção acadêmica, o Programa de Pós-graduação em Saúde, Ambiente e Trabalho da Universidade Federal da Bahia lançou uma publicação reunindo artigos baseados em diferentes dissertações de mestrado nele defendidas. Organizado por Rita de Cássia Pereira Fernandes, Mônica Angelim Gomes de Lima e Tânia Maria de Araújo, “Tópicos em saúde, ambiente e trabalho: um olhar ampliado” pode ser comprado (AQUI) ou baixado, no formato e-Livro (AQUI). Abaixo, uma breve informação das autoras sobre o livro, seguida de reproduções do índice e, em seguida, instruções sobre como baixar o e-Livro. Boa leitura! (TP)

Sobre o livro:

Explorar interações teóricas e práticas entre a saúde, o ambiente e o trabalho é a um só tempo, uma demanda e um desafio na atualidade. Responder a este desafio, respeitando as especificidades de métodos e disciplinas presentes nessa área temática, requer ousadia para reconhecer novos objetos de estudo e aproximações possíveis que permitam ir além das respostas até então encontradas. Se o reconhecimento da complexidade dos fenômenos aqui em foco tem sido cada vez mais amplo, a escolha por este esforço na pesquisa é poucas vezes identificada na literatura. O volume ora apresentado ilustra esta construção, ao reunir produtos das dissertações de mestrado do Programa de Pós-graduação em Saúde, Ambiente e Trabalho – PPgSAT/UFBA.

Esta iniciativa valoriza a produção de pesquisadores iniciantes que, em interação com os docentes do programa, percorreram a trajetória da investigação científica. Dar visibilidade a este produto cumpre o papel de comunicar processos de pesquisa dessa área temática, agregando estudos empíricos, conceituais e metodológicos.

Organizado em três partes, este livro mostra diferentes tipos de estudo sobre trabalho e ambiente e abre espaço para temáticas emergentes como a promoção da saúde do trabalhador, o retorno ao trabalho e a comunicação da pesquisa. Privilegiar a multiplicidade de olhares sobre problemas complexos orienta esta produção e se mantém como desafio futuro para o coletivo de pesquisadores aqui reunidos.

Rita, Mônica e Tânia.

* * *

12095027_1693183764246616_2606040894959661879_o 12080028_1693183774246615_3044358701183471736_o 12087657_1693183767579949_5227059018238713174_o

Instruções das autoras sobre como baixar o e-Livro:

1. Faça o download do arquivo que contém o livro:
1.1 Acesse a página https://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/15083;
1.2 Clique no link “topicos.epub”.

2. CASO você ainda não tenha o programa Adobe Digital Editions (usado para visualizar o livro):
2.1 Faça o download do instalador do programa Adobe Digital Editions, no endereço eletrônico http://www.adobe.com/…/solutions/ebook/digita…/download.html.
2.2 Instale o programa.
3. Se/quando o Adobe Digital Editions estiver instalado:
3.1 Inicie o programa;
3.2 Clique no menu “Arquivo”;
3.3 Clique no sub-menu “Adicionar à biblioteca”;
3.4 No diálogo “Adicionar itens à biblioteca”, localize o arquivo “topicos.epub” e clique no botão “Abrir”;
3.5 Faça duplo-clique na imagem correspondente ao livro.
Tendo aberto o livro, você pode:
– visualizar o Índice, clicando no ícone “Mostrar/Ocultar painel de navegação”, localizado ABAIXO do menu “Ajuda”. O índice proporcionará acesso direto a partes do livro.
– utilizar as facilidades de navegação, localizadas na parte inferior da tela.
– utilizar a facilidade de busca, localizada na parte superior da tela, do lado direito.

Boa leitura!

Observação: No endereço eletrônico https://repositorio.ufba.br/…/colecao-eLivro-como-funciona.… há algumas instruções a respeito do visualizador. Estas são apenas para os leitores mais curiosos.

 

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.