Plano de transferir cemitério para região de nascentes revolta moradores

Livia Francez, Século Diário

Mesmo enfrentando escassez de água e problemas de infraestrutura, os moradores de São Mateus, na região norte do Estado, ainda têm de lutar contra a tentativa da administração municipal de acabar com um dos poucos reservatórios de água existentes na região. Os moradores da região do bairro Litorâneo tentam demover o prefeito Amadeu Boroto (PSB) de transferir para a localidade o cemitério do município, que se localiza no bairro Aviação.

Os moradores do bairro Litorâneo já enfrentaram, em outra ocasião, a tentativa de transferir para o local o aterro sanitário do município. Boroto era candidato a prefeito na época e garantiu que o aterro não seria instalado no local.

Agora, a administração prospecta transferir o cemitério para o bairro. No entanto, se localizam próximas ao terreno almejado para a construção do cemitério três lagoas (Santa Terezinha, Açaí e Canivete), sendo que a lagoa Açaí atualmente é utilizada para fornecimento de água para os moradores do município, que enfrentam grave escassez de água.

O local onde se localiza o cemitério atual é uma área nobre do município e onde se especula a construção de um shopping. Já a área do bairro Litorâneo – mais periférica – é onde se localiza o Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes), da Universidade Federal do Estado (Ufes); a unidade do Instituto Federal do Estado (Ifes); e a primeira montadora de veículos do Estado, a Volare. Além disso, as três lagoas oferecem água de alta qualidade para a região periférica de São Mateus.

De acordo com o morador do bairro Litorâneo, Valdemir Gomes de Jesus, a área para onde a prefeitura quer levar o cemitério é, também área de nascentes. Além disso, passa pelo local um córrego que deságua no mar, já em Conceição da Barra, também no norte do Estado.

Por conta da ameaça, os moradores do bairro Litorâneo se uniram aos pescadores de Conceição da Barra para tentar barrar a construção do cemitério. No entanto, Valdmir lamenta, já foi realizada a terraplanagem do terreno mesmo com a constatação de que existem nascentes na região.

Imagem: localidade que deve abrigar cemitério do município, que se localiza no bairro Aviação. (Foto: Jorge Alex)

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.