Brejo dos Crioulos retoma mais uma área do Território Negro, ante descaso do Governo com a luta Quilombola

Por Comissão Pastoral da Terra de Minas Gerais, CPT

Na noite do dia 10 de outubro de 2015 os Quilombolas de Brejo dos Crioulos retomaram mais uma área do território Negro. A área “pertencia” à família dos “Clementes”. Um dos fazendeiros do processo de des-intrusão do terrritório. Essa área já estava na pauta com o INCRA há mais de um ano. O INCRA deveria fazer a avaliação da área para dar continuidade ao processo de regularização do território.

A morosidade deste órgão, as promessas não cumpridas de continuidade do processo e a enrolação do Governo até mesmo para marcar uma reunião com os Negros deixou os Quilombolas sem saída.

Diante  deste descaso por parte do Governo, os Negros mais uma vez constroem o processo autônomo de luta por territórios livres. Territórios dos Negros.

Após a 18a Romaria das Águas e da Terra de MG, que aprovou uma carta [ver abaixo] solicitando reunião com INCRA, após a Mobilização da Articulação dos Povos e Comunidades Tradicionais em BSB, o povo reafirma a sua luta.

Ainda os Quilombolas denunciam o corte de árvores nativas nas áreas das fazendas dos “Clementes”!!!

* * *

Carta aprovada na 18a Romaria da Terra e das Águas, reivindicando reunião com a Presidenta do INCRA, Maria Lúcia Falcon:

Em Romaria, Quilombolas na Luta: Brejo dos Crioulos reivindica a Titularização do Território

Neste dia 04 de outubro de 2015, dia de São Francisco, do Santo e do Rio, dos pobres e da ecologia, foi realizado em nosso Território Quilombola de Brejo dos Crioulos, a 18ª Romaria das Águas e da Terra de Minas Gerais.

Romeiros de diferentes regiões do Estado e do Brasil vieram celebrar a vida, a luta e a resistência do nosso Povo Negro Quilombola. E também a caminhada dos nossos irmãos e irmãs sem terra, indígenas, pescadores, vazanteiros e geraizeiros. Entidades populares, pastorais, paróquias, trabalhadores urbanos, estudantes e professores caminharam com a gente neste dia Santo.

Missionários e missionárias, nos sete dias que antecederam a Romaria, partilharam de nossa cultura, nossa história e nossas conquistas. Puderam dormir em nossas casas, comer da nossa comida, beber da nossa água. Ouvir e compartilhar tristezas e alegrias.

Tivemos, sim, muita luta aqui em Brejo. E muitas conquistas sofridas. Mas o Estado ainda não cumpriu seu papel no processo de regularização do território. Parte do território – 28% – ainda está fora do nosso domínio. Muito há que fazer até a titulação de Brejo dos Crioulos. Nossa tarefa, estamos cumprindo. E continuamos cobrando do Governo que faça a sua.

Há meses estamos cobrando uma reunião com a Presidenta do INCRA, a Sra. Maria Lúcia Falcon, para definirmos metas concretas a fim da regularização do território do Quilombo. Mas até hoje não obtivemos respostas. As promessas de continuidade do processo de regularização feitas pelo INCRA estão paradas há um ano. Temos a necessidade urgente de realizar esta reunião.

A luta aqui em Brejo, nestes 14 anos, sempre foi puxada pela comunidade, nunca ficamos parados esperando o Governo. Avançamos na luta enfrentando os latifundiários e a má vontade do Estado. Mais uma vez solicitamos a reunião com a presidenta da INCRA, mas já estamos cansando de esperar…

Associação Quilombola Brejo dos Crioulos.

Brejo dos Crioulos / São João da Ponte – Varzelândia, 04 de outubro de 2015.

Notícias enviadas para Combate Racismo Ambiental por Alexandre Gonçalves.

Destaque: foto da Romaria. CPT Nacional.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.