XII Encontro reuniu 700 Sem Terrinhas de Pernambuco no Assentamento Normandia, em Caruaru

Por Puan Guerra

Com o tema “Reforma Agrária Popular e Educação”, entre os dias 8 a 10 de outubro aconteceu o XII Encontro dos Sem Terrinhas, no Assentamento Normandia, em Caruaru. Foram 700 participantes, oriundos de áreas de assentamentos de vários municípios do estado de Pernambuco. O Encontro propõe a formação das crianças centradas nas dimensões políticas, pedagógicas, e lúdico cultural, e o lema é “Sem terrinha: por escola, terra e dignidade”. As crianças exigem o direito à escola nas áreas de assentamento, no campo, denunciando que fechar escola é crime! A programação destes dias foi bastante diversa.

Os sem terrinha ganharam às ruas do centro de Caruaru na manhã deste sábado, para reivindicar melhorias na educação do campo. Apenas em 2014, mais 4.084 escolas do campo fecharam suas portas. Se pegarmos os últimos 15 anos, essa quantidade salta para mais de 37 mil unidades educacionais a menos no meio rural. Se dividirmos esses números ao longo do ano, temos oito escolas rurais fechadas por dia em todo país.

No estado de Pernambuco, muitas escolas do campo foram fechadas sem que as comunidades fossem consultadas, obrigando os alunos a se deslocarem para os centros urbanos ou abandonarem os estudos.

Nesse sentido, os sem terrinha lutam pela garantia de que nenhuma escola do campo seja fechada. A Marcha em fileiras de crianças do campo percorreu as ruas e o centro da cidade encerrando com danças culturais.

Destaque:   Sem terrinha, no centro de Caruaru. Fechar Escola é crime. Foto de Puan Guerra.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.