Ciganos recebem visita de representantes do Governo Federal e do Governo do Distrito Federal

Objetivo é verificar as condições de vida para o grupo

SEPPIR

Técnicos da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) do Ministério das Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos e do Governo do Distrito Federal visitaram segunda (5) e terça-feira (06/10), duas comunidades de ciganos no DF. Mais de 200 ciganos Calon vivem em duas chácaras em Sobradinho, em terras da União que foram cedidas para a comunidade.

A Secretaria de Patrimônio da União (SPU) assinou um documento no final de junho cedendo duas terras para as comunidades lideradas pelos ciganos Vanderlei Calon e Elias da Costa. Desde então, os governos federal e distrital estão encarregados de oferecer serviços básicos a população, tais como educação e saúde.

Para a analista técnica de políticas sociais do ministério, Fernanda Martins, é importante articular com os órgãos competentes o atendimento das demandas. Para ela, o papel da Seppir é viabilizar essas demandas, chamar os responsáveis por cada temática e cobrar as ações.

“Muitas das demandas nós não podemos atender porque fogem de nossa missão, mas nós podemos e iremos encaminhar aos responsáveis. Questões referentes a benefícios sociais, educação, acesso à saúde, são exemplos de serviços que podemos articular o diálogo com os órgãos executores”, explicou a representante da Seppir.

Esquecimento

Para Elias da Costa, é fundamental que os anseios do povo Calon não caiam em esquecimento. O líder ressalta que acima de tudo, o povo cigano quer ser visto e respeitado pelo Estado, tendo os direitos sociais e individuais reconhecidos.

“Nós precisamos de coisas simples como um trator para fazer o arado da terra, o cadastro para receber benefícios e aprender a ler e escrever para poder ter um mínimo de cidadania”.

Técnicos da secretaria de educação do GDF estiveram no local para fazer um cadastro dos alunos que não estão matriculados. A equipe técnica da Secretaria de Políticas para Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos (Semidh) trouxe um ônibus de atendimento básico de saúde para realizar atendimentos de rotina nos mais de 150 moradores.

A Seppir produzirá um relatório técnico sobre a situação dos ciganos Calon, encaminhando demandas aos órgãos responsáveis e auxiliando no diagnóstico do que pode ser feito pela comunidade.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.