XXIX Semana da Terra Eugênio Lyra

A Associação de Advogados de Trabalhadores Rurais no Estado da Bahia – AATR/BA, organização civil sem fins lucrativos, que há 33 anos presta assessoria jurídica popular aos movimentos sociais da Bahia, tem a honra de convidá-los(as) para a XXIX SEMANA DA TERRA EUGÊNIO LYRA, a realizar-se nos dias 25 a 27 de setembro de 2015, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), localizado à Av. David Jonas Fadini, S/Nº, Rosa Neto, em Eunápolis, Bahia, com a temática Hegemonia do Agronegócio e as Resistências dos Povos do campo, das águas e das florestas”.

A Semana da Terra Eugênio Lyra foi instituída como uma homenagem da AATR a seu patrono, o poeta e advogado Eugenio Lyra, que atuava na defesa dos direitos dos trabalhadores rurais e na luta pelo acesso a terra na região de Santa Maria da Vitória e foi brutamente assassinado em 22 de setembro de 1977 a mando de grileiros. O evento se transformou em um Encontro tradicionalmente realizado pela AATR para discutir, com associados, parceiros, Movimentos Sociais e estudantes, temáticas ligadas às lutas sociais.

Neste ano, a Semana da Terra terá como objetivo promover reflexão, em conjunto com comunidades, movimentos sociais e organizações parceiras envolvidas, sobre a hegemonia do agronegócio como modelo de desenvolvimento para o campo brasileiro e como ela se reflete nos aspectos jurídicos, socioeconômicos, políticos, ambientais e territoriais, buscando identificar e traçar estratégias de contraponto que sinalizem os anúncios que se configuram como alternativa de superação do atual modelo de exploração da terra e do meio ambiente pelo capital/agronegócio.

Assim, considerando os desafios que estão colocados, buscaremos contribuir para a construção do posicionamento institucional da AATR sobre o tema e também fortalecer as articulações já existentes entre os parceiros, avançando na luta pela Reforma Agrária, reconhecimento, demarcação e titulação dos territórios dos povos e comunidades tradicionais e fortalecimento de alternativas ao modelo do agronegócio.

As despesas com hospedagem e alimentação ficarão por conta da AATR. Cada entidade poderá enviar 02 representantes. Em breve enviaremos informações sobre o local do evento. Para mais informações sobre as inscrições, pedimos que entrem em contato com a AATR, pelo telefone 71-3329-7393 ou pelo e-mail: [email protected].

Contando com a presença de vocês, imprescindível para o êxito do evento, enviamos nossas saudações fraternas. Segue abaixo a programação prévia e em breve enviaremos programação completa, com os nomes dos/as convidados/as facilitadores/as.

cartaz semana da terra 2015

PROGRAMAÇÃO SEMANA DA TERRA 2015

1º DIA (25/09/15)

10h – Geopolítica do agronegócio e capitalismo dependente no contexto brasileiro.

Kelli Mafort (CLOC – Via Campesina e MST) Guilherme Costa Delgado (ABRA)

Janaína Tude Sevá (CPDA-UFRRJ)

11: 30 – Debate

13h – Almoço

15h – Agronegócio, avanço das fronteiras agrícolas e soberania territorial em risco.

Ariovaldo Umbelino de Oliveira (USP) (a confirmar) Joice Bonfim (AATR)

Lea Lameirinhas Malina (USP) Juenildo Oliveira Farias, Zuza (MLT)

17h – Debate

18:30 – Encerramento do dia

2º DIA (26/09/15)

09h – Meio Ambiente Sitiado: Interfaces entre apropriação e uso predatório da natureza e agrotóxicos.

Tatiana Emília Dias Gomes (AATR/CPT) Cleber Folgado (MPA)

Ivonete Gonçalves (Cepedes) MAB

11h – Debate

12:30 – Almoço

14hGTs/Oficinas. Contra Hegemonia popular e campesina. Alternativas ao modelo do agronegócio

  • Soberania Alimentar e Agroecologia

Leomárcio Silva (MPA), Joelson Ferreira (MST/Teia dos Povos), Cacique Nailton Muniz e Maria Muniz, Mayá (Pataxó Hãhãhãe T.Indígena Caramuru Catarina Paraguassu/Teia dos Povos)

  • Assessoria Jurídica Popular e Estratégias de enfrentamento Carlos Eduardo Lemos Chaves (AATR)

Cláudio Silva (RENAP/CE)

  • Modos de vida e Territórios Tradicionais (a confirmar)
  • Estratégias sustentáveis de Produção e Comercialização Rose Lemos (MLT)

18h – Encerramento do Dia

20h – Noite Cultural

3º DIA (27/09/15)

09h – Apresentação dos Grupos e Síntese Final

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.