Mensagens de vídeo dão [sic] voz às comunidades indígenas

Organização internacional de apoio aos povos indígenas lançou um projeto pioneiro para levar as novas tecnologias de comunicação a algumas das comunidades mais remotas do mundo

Texto Francisco Pedro, em Fátima Missionária

As comunidades indígenas mais isoladas vão poder enviar mensagens de vídeo em tempo real para uma audiência global, ao abrigo do projeto «Voz Indígena», criado pela Survival Internacional, para assinalar o Dia Internacional dos Povos Indígenas que se comemora este domingo, 9 de agosto, por iniciativa das Nações Unidas.

«Os povos indígenas são como nós. Eles também estão preocupados com a qualidade de vida e com o futuro dos seus filhos. Sua compreensão do mundo é tão astuta quanto a de qualquer um, e eles têm muito a dizer sobre quase todos os aspetos da vida de hoje. É por isso que nós estamos a fornecer essa tecnologia para que possam falar com o mundo em tempo real», explicou Stephen Corry, diretor da Survival.

Mariazinha, da comunidade yanomami de Rokori, no Brasil, foi uma das primeiras a gravar uma mensagem para a nova plataforma digital. «Hoje chegou o aparelho de comunicação e estou muito contente. Se vemos garimpeiros na nossa terra, ou se alguém vem nos matar, vou espalhar a notícia para todos. Poderemos comunicar com pessoas que moram longe», afirmou.

* * *

Veja abaixo um dos vídeos da Survival, no qual Tupã Guarani denuncia o incêndio criminoso de sua casa. Os demais podem ser acessados AQUI. [TP]

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.