Nota Pública: Projeto de “Lei Antiterror” ameaça direito à manifestação e criminaliza movimentos sociais

Plataforma Dhesca Brasil

O Congresso Nacional voltou do recesso nesta semana com uma pauta de discussões para este segundo semestre que traz graves ameaças aos direitos humanos. Além de retomar o debate sobre a PEC 171/1993, que reduz a maioridade penal, a lista de votações inclui a proposta do Executivo que tipifica o crime de terrorismo e ameaça os direitos ao protesto e à convicção política.

O PL 2016/15, chamado de “Lei Antiterror”, foi apresentado no final de junho deste ano pelos ministros da Justiça, José Eduardo Cardozo, e da Fazenda, Joaquim Levy. O projeto tramita em regime de urgência e está trancando a pauta de votações desde a última segunda-feira (03).

O texto do projeto é subjetivo, ambíguo e inconstitucional, pois inclui a motivação política e ideológica – garantias fundamentais previstas na Constituição que não podem constituir delitos – no rol de elementos que configurariam terrorismos.

Além disso, emenda apresentada pelo deputado José Carlos Aleluia (DEM-BA) modifica a redação original para incluir, na definição do crime, as manifestações sociais. A intenção é claramente criminalizar os movimentos sociais.

Diante disso, a Plataforma de Direitos Humanos – Dhesca Brasil, rede que reúne 40 organizações da sociedade civil, vem a público repudiar o projeto e exigir a retirada de sua tramitação em regime de urgência. É inadmissível que um projeto de tamanha complexidade, apresentado a toque de caixa no mês de junho, seja discutido sem qualquer participação da sociedade civil e atropelando sua tramitação dentro da Câmara dos Deputados.

Plataforma de Direitos Humanos – Dhesca Brasil

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.