Comunidades quilombolas da Praia: Retomada do território tradicional em Matias Cardoso, Norte de Minas, completa um mês

Filhos da Mãe Romana iniciam retomada  de seu território

Zilah de Mattos, Comissão Pastoral da Terra – Sub-Região Norte

“Mãe Romana” é o nome com o qual foi batizado o acampamento da retomada de território do Quilombo de Praia, iniciada no dia 05 de julho. Há um século atrás,  Mãe Romana era a parteira que pegou muitos filhos, cuidando e acompanhando mulheres antes e depois de seus partos.

Enquanto se alegrava ajudando a salvar vidas, Mãe Romana também sofria com a ganância dos grandes que oprimiam e expulsavam seu povo de seu território tradicional. Hoje, seus filhos são numerosos, deserdados de suas terras e de suas famílias. Assim, as comunidades de Canabrava, Vereda, Porto de Matias, Ilha da Curimatã e Praia  retomam seu território perdido, na esperança de resgatar e garantir sua tradição, sua cultura, seus saberes  e suas alegrias.

Com muita animação e ao som dos tambores, as famílias vem se organizando, criando formas de resistência, vencendo  obstáculos e se articulando com outros  grupos  e povos das comunidades tradicionais da  região, na Articulação  Rosalino e Vazanteiros em Movimento. Vinte dias após a retomada, receberam visitas de apoio, como  representantes das comunidades quilombolas do Alegre, Riacho Novo, Ilha do Amargoso, Riacho da Cruz do Quilombo Alegre II. Foi um dia de festa  e muita alegria,  grandes  batuques, folia de Reis, reflexões, intercâmbios,  partilha, almoço comunitário… encerrando com uma bonita celebração.

O Quilombo de Praia aguarda a posição do INCRA e da SPU na regularização de seu território. Além do posicionamento dos  proprietários, que até o momento não se manifestaram sobre o assunto.

Leia mais sobre a retomada dos Quilombolas da Praia no link abaixo:

Quilombolas da Praia retomam território tradicional em Matias Cardoso – Norte de Minas Gerais

Imagem: Quilombolas da Praia –  Reprodução da CPT

 

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.