Ato público em Palmares ressalta importância da educação para a diversidade

No ato público, que contou com a presença da ministra Nilma Lino Gomes, foram apresentadas as diretrizes para a educação das relações étnico-raciais e a educação escolar quilombola

SEPPIR

Na manhã desta terça-feira (4/08), o Parque Memorial Quilombo dos Palmares, na Serra da Barriga (AL), foi cenário de um ato público sobre as diretrizes para a educação das relações étnico-raciais e a educação escolar quilombola.

O ato foi promovido pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), que realiza reunião itinerante em Maceió e contou com a presença de conselheiros do CNE, autoridades locais, como o prefeito de União dos Palmares Carlos Alberto Bahia, do secretário de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) do MEC, Paulo Gabriel Nacif, representando o Ministro da Educação, Renato Janine, e da ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), Nilma Lino Gomes.

Segundo a ministra, a visita é uma lembrança a luta do líder Zumbi dos Palmares. “Retornar hoje ao lugar onde foi o quilombo dos Palmares, pensando numa pauta da educação, e principalmente, educação das relações étnico-raciais e educação escolar quilombola, significa que a luta de Zumbi não foi em vão, a luta dele continua até hoje e nós somos herdeiros desse processo de luta”.

Também participaram do ato moradores da região, estudantes da escola quilombola Pedro Pereira Silva, situada na comunidade quilombola Muquém, no município de União dos Palmares, a presidente do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial, Valdice Gomes, a secretária estadual de Direitos Humanos, Rosinha da Adefal, e a representante da Fundação Cultural Palmares em Alagoas, Elida Miranda.

Reunião itinerante do CNE

A reunião itinerante do Conselho Nacional de Educação segue em Maceió até o próximo dia 6 de agosto, onde devem ocorrer a reunião conjunta das câmaras de Educação Básica e Superior do conselho, que traz como pauta a formação de professores e a universalização da educação infantil, do ensino fundamental e médio e o lançamento das orientações curriculares da educação infantil.

Outras reuniões conjuntas promovem audiência pública sobre as diretrizes nacionais para a educação escolar dos adolescentes e jovens em atendimento socioeducativo, assim como diálogo com a comunidade educacional que aborda o PNE e o desafio das políticas públicas, com destaque para a formação de professores, a qualidade social e a gestão educacional. Após este momento, equipe do Pnud Brasil apresenta o Atlas do Desenvolvimento Humano da Região Metropolitana de Maceió e lança a primeira etapa da pesquisa sobre analfabetismo na capital, que tem a parceria do International Policy Centre for Inclusive Growth (IPC-IG).

No último dia de reunião itinerante, quatro sessões públicas encerram a agenda de atividades. Uma delas, no âmbito da educação básica, propõe analisar os resultados de pesquisa que revela o índice de letramento científico do País, iniciativa do Instituto Abramundo, em parceria com o Instituto Paulo Montenegro, a ONG Ação Educativa e o Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope). Outra sessão discute o cenário atual da educação superior no Brasil com representantes da área acadêmica.

Foto – Adalberto Farias – Semed

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