Adesões ao Sinapir e visita a quilombo marcam Caravana da Igualdade Racial no Mato Grosso do Sul

Ministra Nilma Lino Gomes esteve no estado nos últimos dias 27 e 28 de julho (segunda e terça-feira), onde participou de uma série de atividades voltadas ao fortalecimento da pauta da igualdade racial

SEPPIR

Cumprindo a programação da quinta edição nacional da Caravana Pátria Educadora pela Promoção da Igualdade Racial e Superação do Racismo, a ministra Nilma Lino Gomes visitou, nos últimos dias 27 e 28 de julho (segunda e terça-feira), a cidade de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, onde participou de uma série atividades voltadas para a ampliação de parcerias com gestores e sociedade civil visando o fortalecimento da pauta da igualdade racial no estado.

Na manhã da segunda-feira (27), a ministra participou da cerimônia de adesão do estado e dos municípios de Corumbá e Bataguassu ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir). “O Sinapir pretende criar uma sinergia entre o governo federal e os entes federados para a implementação efetiva das políticas de promoção da igualdade racial no país, por isso foi tão importante a adesão do estado do Mato Grosso do Sul e dos municípios de Corumbá e Bataguassu ao Sinapir, e é fundamental também que outros municípios façam a adesão ao sistema para que o fortalecimento e a ampliação desta política no estado se concretizem cada vez mais”, destacou a ministra.

A cerimônia contou com a presença do governador do estado, Reinaldo Azambuja, de prefeitos e gestores de promoção da igualdade racial de mais de 10 municípios, além de representantes dos movimentos sociais e parlamentares. O deputado estadual Amarildo Cruz destacou na cerimônia a importância da luta conjunta pela promoção da igualdade racial e anunciou que o próximo concurso público da Assembleia Legislativa do estado vai contar com 20% das vagas para negros e 3% para indígenas, graças a projeto de lei de sua autoria aprovado na semana passada.

Na ocasião, a ministra da Seppir também assinou um acordo de cooperação técnica com a Promotoria de Direitos Humanos do Mato Grosso do Sul, com o objetivo de promover políticas para identificar o racismo institucional, além de fomentar a criação de espaços de proteção aos jovens negros vítimas de violência. O acordo foi proposto após um caso emblemático de violência contra jovens negros no estado, denunciado por uma mãe que teve seus dois filhos assassinados por causa do racismo.

Ainda na segunda-feira, a ministra se reuniu com a reitora da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), Célia Oliveira e, em seguida, proferiu a conferência “Políticas Públicas de Promoção da Igualdade Racial: Perspectivas da Educação”, na sede da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), em evento com alunos e professores da UCDB, da UFMS e da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS).

Visita ao quilombo urbano Tia Eva

Fechando as atividades do primeiro dia de caravana, a ministra Nilma visitou, na noite da segunda-feira, o quilombo urbano Tia Eva, em Campo Grande. É a primeira vez que, numa edição da Caravana, um quilombo é visitado.

A comunidade foi fundada no início do século XX por Eva Maria de Jesus (Tia Eva) e hoje abriga mais de 100 famílias, que se organizam por meio da Associação dos Descendentes de Tia Eva.

No quilombo, a ministra Nilma Lino Gomes conversou com lideranças locais e recebeu as reivindicações apresentadas por elas. “A nossa comunidade está muito feliz, porque é a primeira vez que uma ministra vem aqui e porque para nós, mulheres negras, é uma honra saber que tem uma mulher negra num cargo tão elevado”, pontua a presidenta da Associação dos Descendentes de Tia Eva, Lúcia Almeida. “Temos várias reivindicações para apresentar, principalmente, que avance os trabalhos no Incra para a regularização da nossa terra, porque temos muita gente para assentar”, cobra a presidenta da associação da comunidade, que foi certificada pela Fundação Palmares em 2008.

Lúcia também solicita a intervenção da ministra para que a escola pública da comunidade se torne uma escola quilombola, “com a cara do nosso povo negro”, e por áreas de lazer no local. Outros segmentos que estiveram presentes na atividade, como ciganos, povos de matriz africana e mulheres negras, também apresentaram reivindicações à ministra.

Além de lideranças locais de vários segmentos, a atividade no quilombo contou com a participação da vice-governadora do estado e Secretária Estadual de Direitos Humanos, Rose Modesto, do subsecretário de políticas de promoção da igualdade racial e cidadania, Carlos Verçosa, e do deputado estadual João Grandão.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.