Os Paumari se preparam para realizar o Segundo Campeonato na Língua Paumari, por Oiara Bonilla

Por Oiara Bonilla, para Combate Racismo Ambiental

No Encontro de Antropologia e Educação (Comendo como gente) realizado pelo Observatório de Educação Escolar Indígena da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (OEEI-FAE-UFMG), dos dias 24 a 26 de junho de 2015, Edilson Paumari apresentou o primeiro vídeo de divulgação do Campeonato na Língua Paumari e fez um apelo para eventuais apoiadores.

O Primeiro Campeonato foi realizado em julho do ano passado com intuito de favorecer o diálogo entre as gerações dos mais velhos (falantes da língua indígena) e dos mais novos que, conforme explicou Edilson, estão se desinteressando pela língua e pelo jeito de serpaumari. Assim, adultos não falam mais na língua indígena com seus filhos e esse desinteresse vem sendo agravado pela migração das famílias para a cidade de Lábrea em busca de escola e educação para os filhos.

menino paumari participando do primeiro campeonato (Foto: Oiara Bonilha)
Menino paumari participando do primeiro campeonato (Foto: Oiara Bonilla)

Para a competição, cada aldeia da Terra Indígena Paumari do Lago Marahã formou um time, e cada time apresentou uma história. O desafio era não recorrer a palavras ou expressões em português na hora da apresentação. As histórias foram todas ilustradas, uma sendo até encenada como peça teatral. Nos intervalos, cada time apresentou danças e cantos do repertório tradicionalmente utilizado em rituais. As noites foram festivas e animadas, com cantos, danças e até concurso de forró para adultos, crianças e jovens.

Apesar de ainda estar à procura de apoio para a realização do desenho animado a partir da história vencedora de 2014 (finalidade última do projeto do campeonato), os Paumari já estão mobilizados e se organizando para a realização do Segundo Campeonato, que terá participação de convidados de outras etnias e de parentes de outras terras indígenas paumari mais longínquas.

Assista o vídeo do Campeonato :

Imagem:  Apresentação de história pelo time da aldeia Estrema (Foto: Oiara Bonilla)

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.