Prefeitos e bancada de MS se reúnem para retomar pacto debatido entre Estado e União

O Indigenista

Os prefeitos da região do Cone Sul do Mato Grosso dos Sul realizam uma audiência (29/06), na sede da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), em Campo Grande, com a participação da bancada federal do Estado, para discutir os novos conflitos indígenas na região. O objetivo é retomar as negociações com o governo federal, para se firmar um “pacto” de ação.

O prefeito de Amambai, Sérgio Barbosa (PMDB), que também preside o Conisul (Consórcio Intermunicipal da região Sul de MS), afirmou que neste encontro eles querem apresentar a situação atual do conflito indígena na região e buscar uma ação em conjunta com a bancada federal, para retomar a conversa iniciada em 2013, com o governo federal.

“Precisamos retornar aquele pacto que começou há alguns anos atrás, em que o governo federal deve estabelecer um plano definitivo sobre o assunto, com ações previstas para 2015, 2016 e 2017, assim garantido ações efetivas aos índios e produtores rurais, feitas pelo Ministério da Justiça”, disse ele.

O prefeito ponderou que o assunto deve ser discutido de forma coletiva, por se tratar de um tema “complicado e polêmico”, mas que pode trazer novas tragédias no Estado. “O pavio está ficando cada vez mais curto, quando não se tem uma ação do poder público, grupos resolver adotar atitudes isoladas o que gera problemas maiores, a situação está grave e pode ficar pior”.

Fonte: http://www.campograndenews.com.br/

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.