Presidente da Comissão de Direitos Humanos vai à área de conflito em MS

Ele, Funai, MPF e polícia devem ir a 3 fazendas onde há indígenas. Nessa quarta-feira houve confronto entre índios e fazendeiros.

Do G1 MS

O presidente da Comissão de Direitos Humanos, da Câmara Federal, deputado Paulo Pimenta (PT), está em Mato Grosso do Sul desde a noite dessa quarta-feira (24) e deve ir às áreas de conflitos entre indígenas e fazendeiros, em Coronel Sapucaia e Aral Moreira, no sul do estado.

Segundo informações da assessoria de imprensa do parlamentar, as visitas às propriedades rurais onde há índios serão feitas na tarde desta quinta-feira (25) com acompanhamento da Fundação Nacional do Índio (Funai), Ministério Público Federal (MPF) e Polícia Rodoviária Federal (PRF).

A Funai confirma as visitas e afirma que o clima está tenso nas fazendas Madama, em Coronel Sapucaia; Água Boa e 27 Estrelas, estas duas em Aral Moreira.

Confronto
Produtores rurais e indígenas guarani kaiowá entraram em confronto após a ocupação da fazenda Madama. Segundo a Funai, cerca de 50 indígenas estão na área desde segunda-feira (22). A Federação da Agricultura e Pecuária (Famasul) informou que a situação está tensa.

O confronto aconteceu depois de uma reunião entre produtores rurais na região sul do estado. Um grupo de fazendeiros seguiu em carreata até a frente da propriedade onde os donos negociaram a retirada de cerca de 3 mil cabeças de gado.

Policiais do Departamento de Operações de Fronteira (DOF) tentaram convencer o grupo a não entrar na fazenda tomada pelos índios, mas não houve consenso.

Dezenas de caminhonetes entraram na área e, na sede da fazenda, fizeram um buzinaço na tentativa de intimidar os índios, entre homens, mulheres e crianças. Os indígenas reagiram jogando paus e flechas. Um dos fazendeiros fez manobras arriscadas, jogando a caminhonete sobre os índios, que saíram correndo.

De longe, era possível ver fogo no acampamento dos índios. Foram ouvidos disparos de arma de fogo, mas não há confirmação sobre feridos.

Em Mato Grosso do Sul, quase 90 fazendas estão ocupadas por índios que exigem a demarcação das terras para a ampliação das reservas.

Imagem: Indígenas reagiram jogando paus e flechas (Foto: Reprodução/TV Morena)

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.