Moishe Postone participa de debate no Sindicato dos Jornalistas do Rio no dia 16/06, às 18h

Um dos maiores estudiosos do marxismo no mundo, o professor Moishe Postone, da Universidade de Chicago, lança seu livro ‘Tempo, trabalho e dominação social – uma reinterpretação da teoria crítica de Marx’ (Boitempo) no próximo dia 16/06, terça-feira, a partir das 18h, no auditório João Saldanha, que fica na sede do Sindicato (Rua Evaristo da Veiga 16, 17º andar, Centro). Além do lançamento do livro, Postone participa de debate sobre a atual conjuntura de crise global, presente na sua mais recente obra. A entrada é franca.

Postone retorna ao Brasil após uma passagem marcante em 2000 quando esteve no Seminário Internacional Teoria Crítica Radical, A Superação do Capitalismo e a Emancipação Humana, em Fortaleza, onde contribuiu para uma abordagem ampliada e profunda sobre a descoberta de uma prospecção lógica a respeito do que seria a barreira histórica do sistema capitalista. Nessa ocasião, proferiu a conferência “A Reinterpretação da Teoria Crítica de Marx ao Capitalismo”.

Sua volta coincide com a aproximação da realidade ao pensamento. A crise global, diante do limite da valorização do dinheiro, confirma os prognósticos da descoberta e do seminário. A vinda do professor Postone e o debate sobre suas ideias certamente contribuirão para uma compreensão mais profunda da nova natureza da crise e seus desdobramentos. E, mais ainda, com certeza fornecerão elementos para a proposta teórica e prática de saída.

Enviada para Combate Racismo Ambiental por Daniel Fonsêca.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.