MA – Comunidades quilombolas fazem manifestação em frente ao Palácio dos Leões, em São Luís

Do Meio Norte

Os manifestantes se concentraram em frente ao Palácio dos Leões, em São Luís, Maranhão, na manhã desta segunda-feira.

Com faixas, cartazes e música chamaram atenção do Governo do Estado. Esses representantes de várias comunidades da zona rural de São Luís, pedem a regularização das terra em que vivem.

“O que mais queremos é ter direito a moradia e permanecer no nosso local, que o governo Flávio Dino tome conhecimento e nos ajude, tome uma posição”, disse Raimundo Oliveira, líder comunitário de Parque Araçagi II.

“As pessoas necessitam de moradia, pois a maioria são pessoas carentes”, disse Cleilson Costa, líder comunitário da Vila Esperança.

Em todo o Estado a disputa por terras gera dados alarmantes, segundo a Comissão Pastoral da Terra, entre 1985 e 2013 foram 138 casos de mortes causadas pelo conflito. Ainda hoje, famílias perdem as casas e tudo que produzem.

“Estamos lutando pelo nosso direito e não vamos desistir. Sabemos que o governo tem que respeitar a moradia e as famílias tradicionais que tanto ajudam o Maranhão”, disse Maria Pires.

O Secretário Estadual dos Direitos Humanos e Participação Popular conversou com os manifestantes. Segundo ele, o governo reconhece o problema e já vem tomando medidas para resolver a situação.

“A partir de conversas com os representantes dessas comunidades, o governo do Estado enviou para a Assembleia Legislativa a criação de uma comissão própria para tratar desses assuntos e essa comissão estará sendo instalada nos próximos dias, para mediar a solução desses conflitos”, disse o secretário Francisco Gonçalves.

Imagem: Reprodução do Meio Norte

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.