MPF/RO: primeiro concurso para professor indígena do estado será realizado

Para concorrer às vagas oferecidas, candidatos devem ser indígenas e ter carta de apresentação da comunidade da qual sejam integrantes

MPF/RO

O primeiro concurso para professores indígenas de Rondônia será realizado pela Fundação Carlos Augusto Bittencourt (Funcab) para preencher o quadro de profissionais da rede estadual. O exame é resultado da atuação do Ministério Público Federal em Rondônia (MPF/RO) e articulação interinstitucional entre MPF, governo do Estado de Rondônia, Assembleia Legislativa e Funai, além das 57 etnias indígenas presentes no estado.

Desde 2010, as comunidades indígenas reivindicam a criação do cargo efetivo de professor indígena nas escolas de Rondônia. Uma lei criando a carreira pública foi aprovada, permitindo o concurso público para professores indígenas. Os aprovados deverão atender escolas indígenas da rede estadual de ensino nos municípios de Alta Floresta do Oeste, Cacoal, Espigão D’Oeste, Extrema de Rondônia, Guajará-Mirim, Jaru, Ji-Paraná, Mirante da Serra, Nova Mamoré, Porto Velho, Pimenta Bueno, São Francisco do Guaporé, Seringueiras e Vilhena.

Edital – O edital público foi lançado em 22 de maio e oferece 130 vagas para cargo efetivo de professor indígena. Para concorrer, os candidatos devem ser indígenas e ter carta de apresentação da comunidade da qual sejam integrantes. Uma das diferenças do concurso é a reserva de 20 vagas para indígenas que não precisam fazer a comprovação de título para atuar na educação infantil, ensino fundamental e médio e nas disciplinas relacionadas à organização social, usos, costumes, crenças e língua materna daquela comunidade.

Mais informações sobre o concurso podem ser obtidas neste endereço.

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.