Hortolândia (SP) realiza Seminário de Empoderamento da Juventude Negra

Aberto ao público, evento realizado com apoio da SEPPIR reuniu cerca de 50 jovens que participaram de palestras e oficinas voltadas para o empoderamento da juventude negra

SEPPIR

A prefeitura municipal de Hortolândia (SP), em parceria com a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República, o Grupo de Mulheres Negras Nzinga Mbandi e o Fórum Nacional de Mulheres Negras, realizou neste sábado (30) o Seminário de Empoderamento com Foco no Protagonismo da Juventude Negra. A atividade, realizada por meio do Setor de Políticas Públicas para a Juventude do município, reuniu durante todo o dia cerca de 50 jovens, de Hortôlandia e cidades vizinhas, que participaram de palestras e oficinas voltadas para o empoderamento da juventude negra.

As atividades que fizeram parte da programação do seminário abordaram temáticas como estratégias de identificação e enfrentamento ao racismo, impactos deste na vida e saúde da juventude negra, redução da maior idade penal e valorização da identidade negra. A Diretora de Programas da Secretaria de Ações Afirmativas da SEPPIR, Larissa Borges, participou da atividade e proferiu a palestra “Combate à violência e racismo da Juventude Negra”, na qual tratou sobre o Plano Juventude Viva.

Plano Juventude Viva – Plano de Prevenção à Violência e Defesa da vida da Juventude Negra

O Plano Juventude Viva atua na articulação e direcionamento de programas e ações específicas para os jovens de 15 a 29 anos em situação de vulnerabilidade para fomentar trajetórias de inclusão e autonomia, além de criar oportunidades de atuação dos jovens em ações de transformação da cultura de violência e reconhecimento da importância social da juventude. Trata-se de uma iniciativa do governo federal, coordenada pela Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR) e pela Secretaria-Geral da Presidência da República, por meio da Secretaria Nacional de Juventude (SNJ) que desenvolvida conjuntamente com a estados, municípios em diálogo constante com a sociedade civil.

Para mais informações acesse www.juventude.gov.br/juventudeviva ou entre em contato: [email protected] / (61) 2025-7066.

Foto: As atividades que fizeram parte da programação do seminário abordaram temáticas como estratégias de identificação e enfrentamento ao racismo, impactos deste na vida e saúde da juventude negra, redução da maior idade penal e valorização da identidade negra

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.