Coletivo ANARQ: Nota de esclarecimento ao Povo Munduruku e à comunidade da UFOPA*

“Vimos por meio desta, prestar um esclarecimento que nos foi solicitado pelo povo Munduruku. Estendemos o alcance do esclarecimento à comunidade acadêmica da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). O termo “ANARQ” é um acrônimo que sintetiza os termos Antropologia e Arqueologia. O ANARQ é uma iniciativa autônoma que congrega um coletivo formado por alguns docentes do Programa de Antropologia e Arqueologia (PAA) desta universidade. Ele se volta à promoção de diálogo entre essas subdisciplinas através de palestras e debates com professores, pesquisadores, conhecedores indígenas e tradicionais, e demais pessoas que em seus trabalhos e vidas articulem esses universos. A demanda que nos foi legitimamente apresentada pelo povo Munduruku refere-se a um evento promovido pelo ANARQ no dia 11 de maio de 2015. Trouxemos para debate o Sr. Daniel Belik, pesquisador e doutorando em Antropologia Social pela Universidade de St. Andrews. O pesquisador estava convidado a falar sobre sua pesquisa histórico-etnográfica junto ao povo Munduruku.

Após a palestra, representantes deste grupo étnico leram uma carta assinada pelas Associações representativas do grupo, no médio e alto Tapajós, expondo documentadamente que tal pesquisa ocorria sem sua autorização. As referidas associações solicitavam que o antropólogo interrompesse a mesma. Relataram, ainda, que o pesquisador havia sido expulso reiteradas vezes de suas aldeias e assembleias. Tal situação gerou, para o coletivo organizador do ANARQ, o entendimento de que deveria suspender a atividade, atendendo ao pedido do povo Munduruku, cujos representantes se retiraram do evento imediatamente após a leitura de sua carta.

Ressaltamos que, até a manifestação das Associações no âmbito do nosso evento, não tínhamos acesso a nenhuma informação oficialmente documentada que explicitasse os problemas nas relações do referido pesquisador com o grupo étnico. Desta forma, vimos a público reconhecer que oferecemos espaço de divulgação a uma pesquisa que ignorava o protocolo básico da consulta e anuência da comunidade pesquisada, conforme convenção 169 da OIT, subscrita pela ABA. Neste sentido, esclarecemos que já estão sendo tomadas medidas para corrigir a possibilidade de repetição de problemas semelhantes. Nossa intenção é garantir um aperfeiçoamento desta importante ferramenta para a troca de conhecimentos que é o ANARQ. Destacamos que o ANARQ não apoia, endossa ou concorda com qualquer pesquisa que ocorra sem a devida consulta e anuência dos povos envolvidos.

Por outro lado, declaramos que este coletivo apoia incondicionalmente a luta e resistência dos Munduruku contra os processos de destruição da bacia do rio Tapajós. Agradecemos ao povo Munduruku pela manifestação e por nos ter permitido verificar esse erro operacional para que possamos prevenir a repetição do problema em episódios futuros.

Atenciosamente,

Coletivo do ANARQ

Santarém, Pará, 01/06/2015″

Subscrevem por ordem alfabética:

  • Anne Rapp
  • Bruna Cigaran da Rocha
  • Camila Jácome
  • Cínthia Moreira
  • Claide Moraes
  • Helena Schiel
  • Lucybeth Arruda
  • Myrtle Shock
  • Paride Bollettin
  • Pedro Leal
  • Raiana Ferrugem
  • Raoni Valle

anarq 1 anarq 2 anarq 3

* Enviado pelo Coletivo do ANARQ para Combate Racismo Ambiental.

Para entender melhor:

Quem são os muitos Daniel Bellik? [Carta dos Munduruku]

Carta ao Povo Munduruku – [direito de resposta concedido a Daniel Belik]

Destaque: Criança Munduruku. Foto: Funai

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.