Dia Nacional do Cigano: MPF/BA visita comunidade e discute políticas públicas a ela direcionadas

Será realizada uma visita à comunidade cigana do município de Paratinga/BA, seguida de uma reunião com representantes do poder público local

MPF BA

O Ministério Público Federal (MPF) em Guanambi (BA) realiza, na próxima terça-feira, 26 de maio, uma visita à comunidade cigana do município de Paratinga/BA, seguida de uma reunião com representantes do poder público local. A iniciativa, que faz alusão ao Dia Nacional do Cigano, comemorado no domingo, 24 de maio, integra as ações do MPF no inquérito civil que acompanha a execução de políticas públicas em favor da comunidade cigana de Paratinga.

A reunião será realizada a partir das 10h no Polo da Universidade Aberta do Brasil, localizada na Rua São João, S/n, São João, em Paratinga.

A proposta da reunião é reconhecer a importância da contribuição das etnias ciganas no processo de formação da história e da identidade cultural brasileira. “O objetivo é estimular a desconstrução de preconceitos e a inclusão da comunidade cigana na execução das políticas públicas em Paratinga”, afirma o procurador da República Paulo Marques.

A atuação em prol das etnias ciganas alinha-se às estratégias estabelecidas desde o I Encontro Nacional sobre a Atuação do MPF na Defesa das Comunidades Indígenas e Minorias, promovido pela 6ª Câmara de Coordenação e Revisão. O encontro resultou na Carta de Cuiabá, documento no qual a instituição reconheceu “a necessidade de atuação em prol dos direitos e interesses dos ciganos, como minoria étnica”.

Foram convidados a participar da visita e da reunião representantes da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República (SEPPIR) e da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia; o promotor de Justiça e o juiz de Direito com atuação em Paratinga; o cigano e professor da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) Jucelho Dantas da Cruz – ativista do movimento de defesa da população cigana; o prefeito de Paratinga; os secretários de Educação, de Saúde e de Assistência Social do município; o presidente da Câmara Municipal, e demais vereadores; representantes das Polícias Militar e Civil; da Associação Nacional das Etnias Ciganas do Brasil e da Pastoral dos Nômades do Brasil;

Inquérito Civil

Por meio de um inquérito, instaurado em novembro de 2014, o MPF em Guanambi apura a falta de execução de políticas públicas adequadas à sobrevivência e à perpetuação das tradições e costumes da comunidade cigana em Paratinga.

Assessoria de Comunicação
Ministério Público Federal na Bahia

Enviada para Combate Racismo Ambiental por Calon.

Destaque: Show de dança cigana encerra evento que marca a celebração do Dia Nacional do Cigano, que reuniu 300 representantes de 19 estados e do Distrito Federal, em Brasília, em 2013. Foto de Fábio Rodrigues Pozzebom /ABr

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.