Seppir recebe governo do Mato Grosso para discutir políticas de igualdade racial

SEPPIR

A Seppir convidou nesta quarta-feira (20/5) o governo do Mato Grosso a aderir ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir). “A adesão ao Sinapir, além de constituir um avanço na institucionalização da política nos estados e municípios, fortalece a implementação de iniciativas voltadas para a promoção da igualdade racial”, explicou Marcos Willian de Freitas, assessor para Assuntos Federativos da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), durante reunião com representantes do estado em Brasília.

No encontro – que contou com a presença do senador José Antonio Medeiros (PPS-MT), do secretário adjunto de Direitos Humanos de Mato Grosso, Zildo Bertoli Júnior, da superintendente interina da Superintendência de Promoção da Igualdade Racial de Mato Grosso, Silviane Ramos da Silva e do assessor da Secretaria Adjunta de Direitos Humanos de Mato Grosso, Guilherme Audax Fortes -, o secretário executivo da Seppir, Giovanni Harvey, destacou a importância da agenda de igualdade racial para o país. “A pauta da igualdade racial é uma política de Estado, é uma causa da sociedade brasileira, e o componente étnico é também político. Devemos atuar na superação do racismo, para que o Brasil não se exponha a situações semelhantes às de outros países, afirmou Harvey.

Na avaliação do senador José Antonio Medeiros, o estado do Mato Grosso “precisa avançar bastante” em relação à pauta de igualdade racial. Para o secretário adjunto de Direitos Humanos de Mato Grosso, Zildo Bertoli Júnior, a adesão ao Sinapir representará um caminho salutar para a implementação de ações de igualdade racial no estado. “Temos interesse em fazer parte desse processo, queremos fazer parte do Sinapir o mais breve possível”, declarou o secretário.

Os representantes do Mato Grosso também manifestaram interesse pela visita da ministra Nilma Lino Gomes ao estado, com a “Caravana Pátria Educadora pela Promoção da Igualdade Racial e Superação do Racismo”,uma iniciativa da Seppir para ampliar o debate com os estados, municípios e sociedade civil e fortalecer a agenda da igualdade racial em todo o país. “A ida da ministra Nilma a Mato Grosso será uma oportunidade para estreitarmos ainda mais o diálogo com a Seppir”, afirmou a superintendente interina de Promoção da Igualdade Racial de Mato Grosso, Silviane Ramos da Silva.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.