Estudantes da USP protestam contra racismo na universidade

Apresentação Mara Régia – EBC

Na véspera do 13 de maio, Viva Maria se apressa em divulgar a hashtag #bastaderacismonauniversidade, criada a partir de uma manifestação de ódio e intolerância racial. Manifestação que prova que a Abolição da Escravatura no Brasil é um processo inacabado.

Cento e vinte e sente anos depois da Lei Áurea, nosso país, infelizmente, ainda convive com um racismo inaceitável e criminoso até mesmo nos bancos da Academia, no Campus Universitário de instituições referência como a USP em SP, que acabou de ser palco de ofensas racistas às mulheres negras.

Quem compartilha perplexidade e indignação com a gente é Odete Cristina estudante de mestrado da USP e militante do Grupo de Mulheres Pão e Rosas. Gostaria de começar nossa conversa por um breve histórico desse grupo. Odete nos fala sobre o racismo na USP no contexto da mobilização por cotas e convida a todas e todos para a mobilização no Largo do Batata nesta quarta-feira (13), às 17h.

Viva Maria: Programete que aborda assuntos ligados aos direitos das mulheres e outros aspectos da questão de gênero. É publicado de segunda a sexta-feira.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.