Plataforma Dhesca: Nota de repúdio ao Governo do Paraná pela ação violenta contra servidores do Estado

A Plataforma de Direitos Humanos – Dhesca Brasil, rede que reúne quarenta organizações da sociedade civil brasileira, repudia com veemência a ação violenta cometida pela Polícia Militar do Paraná nesta quarta-feiras (29) contra professores e servidores públicos de outras categorias que se mobilizavam contra a ameaça a direitos.

A ação truculenta – que se desenrolou com as ordens do Governador do Estado e do Secretário de Segurança Pública para uso da força policial com bombas de gás lacrimogênio, spray de pimenta, cães e balas de borracha – resultou em aproximadamente duzentas pessoas feridas.

A Plataforma de Direitos Humanos, juntamente com outras organizações de Direitos Humanos do Paraná, está acompanhando os desdobramentos do ocorrido e irá encaminhar denúncia ao Conselho Nacional de Direitos Humanos e outros órgãos federais e estaduais no intuito de que as autoridades sejam responsabilizadas pelos atos de violência e de graves violações de direitos humanos. A Plataforma é uma das entidades representantes da sociedade civil no Conselho.

TODA SOLIDARIEDADE ÀS/AOS PROFESSORAS/ES E DEMAIS SERVIDORAS/ES!

Plataforma de Direitos Humanos – Dhesca Brasil

Imagem: Choque de Gestão tucano no Paraná. Foto de Leandro Taques.