A Plataforma de Direitos Humanos – Dhesca Brasil, rede que reúne quarenta organizações da sociedade civil brasileira, repudia com veemência a ação violenta cometida pela Polícia Militar do Paraná nesta quarta-feiras (29) contra professores e servidores públicos de outras categorias que se mobilizavam contra a ameaça a direitos.
A ação truculenta – que se desenrolou com as ordens do Governador do Estado e do Secretário de Segurança Pública para uso da força policial com bombas de gás lacrimogênio, spray de pimenta, cães e balas de borracha – resultou em aproximadamente duzentas pessoas feridas.
A Plataforma de Direitos Humanos, juntamente com outras organizações de Direitos Humanos do Paraná, está acompanhando os desdobramentos do ocorrido e irá encaminhar denúncia ao Conselho Nacional de Direitos Humanos e outros órgãos federais e estaduais no intuito de que as autoridades sejam responsabilizadas pelos atos de violência e de graves violações de direitos humanos. A Plataforma é uma das entidades representantes da sociedade civil no Conselho.
TODA SOLIDARIEDADE ÀS/AOS PROFESSORAS/ES E DEMAIS SERVIDORAS/ES!
Plataforma de Direitos Humanos – Dhesca Brasil
—
Imagem: Choque de Gestão tucano no Paraná. Foto de Leandro Taques.