Liderança Ka’apor assassinada em Centro do Guilherme, Maranhão

Por Fetcsppma Ma

Ontem, dia 26 de abril de 2015, no fim da tarde foi assassinado o indígena Eusébio Ka’apor (Liderança Ka’apor), e, segundo informações de indígenas, esse covarde assassinato foi cometido por madeireiros da região, que praticam crimes ambientais nas terras indígenas da região, e em especial na Terra Indígena Alto Turiaçu.

Nos últimos 12 meses as Lideranças Ka’apor vinham solicitando reiteradamente aos órgãos competentes (Governos Estadual e Federal, além do MPE-MA e MPF-MA) que tomassem providências enérgicas para coibir os crimes de desmatamentos ilegais cometidos na região da terra indígena Alto Turiaçu, onde vivem os Ka’apor e Awá-Guajá.

Os Ka’apor já cobraram providências junto aop Governador do maranhão, em reunião realizada em janeiro de 2015, em reunião de trabalho no município de Santa Inês-MA, mas nada foi feito.

A Funai-MA simplesmente não aparece faz tempo na TI Alto Turiaçu. A omissão dos órgãos responsáveis é uma vergonha. E toda essa omissão ou seria conivência (?) dos órgãos públicos vem contribuindo fortemente para o aumento das violações dos direitos humanos contra os indígenas Ka’apor.

*Fórum Estadual de Transparência, Controle Social e Políticas Públicas-FETCSPP

Destaque: Os guerreiros Ka’apor imobilizam invasores durante a operação realizada em 7 de agosto de 2014. Foto de Lunaé Parracho /Reuters

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.