Povo Guarani se encontra no Rio para fortalecer cultura indígena

Dylan Araújo – EBC

Centenas de indígenas da etnia Guarani se encontraram, neste sábado (25), na Aldeia Mata Verde Bonita, em Maricá, na região metropolitana do Rio. Músicas, danças, artesanato e comidas típicas foram as principais atrações para o público, no evento promovido pela prefeitura da cidade. Índios Guaranis dos municípios de São Paulo, Santa Catarina e Angra dos Reis foram recebidos pelas 18 famílias da aldeia anfitriã, que se estabeleceu em Maricá desde 2013.

A pajé da aldeia Mata Bonita, Lídia Nunes, ou Arapossis, no guarani, contou que o evento é uma oportunidade de reencontrar outros guaranis e preservar a cultura das famílias.

A maior parte das atividades do fim de semana foi aberta à participação do público. O coordenador técnico da Fundação Nacional do Índio (Funai), Cristino Machado, afirmou que os guaranis que vivem em Maricá mantém um bom relacionamento com a população local.

Já o Secretário de Direitos Humanos e Participação Popular, Mauro Alemão, contou que o principal objetivo é permitir que os indígenas consigam viver ao seu modo, mas sem deixar de receber a atenção básica necessária.

De acordo com a prefeitura, desde fevereiro, um grupo de crianças guaranis são alfabetizadas na aldeia por professores indígenas, formados em língua portuguesa e no idioma guarani.

Foto: Lunaé Parracho / MNI

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.