Juízo (Jovens infratores no Brasil) – documentário de Maria Augusta Ramos

Tania Pacheco – Combate Racismo Ambiental

Considerando que a maioridade penal é um dos assuntos do dia e após ter postado o importante texto de Siron Darlan sobre o assunto – Falta respeito e dignidade -, achei que valia também socializar aqui, para quem não conhece, o documentário de Maria Augusta Ramos.

Não me lembrei dele por acaso: a foto que utilizei como destaque na postagem de Darlan é tirada de uma cena do filme. Uma cena, aliás, que deveria dar o que pensar: nas filas formadas pelos adolescentes, a câmera testemunha pouquíssimas pernas negras. Tão poucas, que quando passam fica-se em dúvida se de fato serão brancas ou apenas ‘nuances’ de negritude, como todos os menores infratores que o filme acompanha.

Para quem tem interesse no debate sobre a redução da maioridade penal e ainda não o fez, vale ler o texto de Darlan e só depois ver o documentário. Para ter o conhecimento de que na verdade a coisa é muito pior do que ele mostra e com a consciência de que, com a ajuda de alguns ínclitos congressistas, pode sempre ser ainda mais letal e destrutiva.

 

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.