No Dia da Terra, antropóloga defende homologação de áreas indígenas

O Viva Maria desta quarta-feira (22) conversa com Tatiane Klein do ISA

Rádios EBC

No Dia da Terra, que por coincidência também é a data de nascimento do nosso querido Brasil, Viva Maria saúda os povos indígenas, que aqui viviam em perfeita harmonia com a natureza até a chegada de Cabral em 1500, como atesta a carta de Pero Vaz de Caminha, o escrivão da frota.

Taí um trecho da carta de Caminha, primeiro registro de nossa certidão de nascimento datada de primeiro de maio de 1500, (uma sexta-feira) em Porto Seguro, Ilha de Vera Cruz:

“A terra em si é de muito bons ares frescos e temperados como os de Entre-Douro-e-Minho, porque neste tempo d’agora assim os achávamos como os de lá. Águas são muitas; infinitas. Em tal maneira é graciosa que, querendo-a aproveitar, nesta terra dar-se-á tudo.”

De lá pra cá a história nos condena pelo genocídio imposto aos nossos parentes. Uma dívida impagável que a custa de muita luta começa a ser amortizada com a homologação de algumas terras indígenas pela Presidência da República. Na última segunda-feira, a presidenta Dilma homologou a terra indígena parte do licenciamento de Belo Monte, Reserva Arara da Volta Grande do Xingu e outras duas no Amazonas. Mas vamos deixar que a antropóloga Tatiane Klein do Instituto Socioambiental – ISA nos fale da importância dessa conquista.

Ouça a entrevista completa clicando AQUI.

Desde o início da década de 80 as mulheres sabem: têm voz no rádio brasileiro. Com mais de 30 anos dedicados à defesa dos direitos da mulher, o Viva Maria apresenta temas relevantes e entrevistas com personalidades que contribuem para a melhoria da vida da mulher. Em formato de programete, o Viva Maria é presença garantida na programação das Rádios EBC. A apresentação e produção são de Mara Régia.

Foto: Planeta Terra Domínio Público/NASA/ Wikimedia Commons

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.