Terra indígena Taba Lascada: dez anos de demarcação e homologação, em Roraima

Mais de 13 mil hectares compõem a reserva indígena homologada no dia 19 de abril de 2005. Aproximadamente mil índios residem na comunidade

Portal Amazônia

BOA VISTA – Os povos indígenas lutaram para ter direito as terras onde vivem. Durante toda a semana que antecede o Dia do Índio, a comunidade Taba Lascada, localizada na região Serra da Lua, comemorou os dez anos de demarcação e homologação das terras do povo Macuxi, Wapixana e Sapará.

No dia 19 de abril de 2005, os povos indígenas da região venceram uma luta que durou anos, contra o não-indígena. De acordo com o Tuxaua da comunidade, César da Silva, a homologação do espaço garantiu que o índio pudesse ter direito a preservação da cultura e tirar da terra o próprio sustento. “É o direito nosso. Hoje comemoramos o que foi conquistado”, contou ao Portal Amazônia.

Os dez anos de demarcação e homologação da terra indígena Taba Lascada tem grande representatividade. O Tuxaua relata que muitas coisas ainda precisam melhorar com relação às comunidades indígenas, mas é importante comemorar o espaço conquistado ao longo dos anos. “A gente está satisfeito com o que temos”, disse.

A comunidade Taba Lascada é formada por uma área de pouco mais de 13 mil hectares. Cerca de mil índios vivem na demarcação. César da Silva alerta que o espaço pode, no futuro, ser insuficiente para comportar todos os indígenas, pois a população cresce a cada dia. “A gente trabalha no que nós temos. Todo dia nasce uma criança aqui”, afirmou.

Cultura indígena

Preservação da cultura indígena é outro fator favorecido pela demarcação de terras, pois com a presença do ‘homem branco’ é um processo mais complicado. O Tuxaua da comunidade conta que atualmente a cultura indígena está bem mais viva do que em outras épocas. “Nos anos 80 a gente não conseguia nem dançar o Parixara”, contou.

O Tuxaua da comunidade conta que os índios passaram a buscar o cumprimento de todos os direitos que são garantidos na Constituição Federal. “Nós somos um povo originário do Brasil e nunca vão tirar a nossa cultura. A gente buscou resgatar tudo o que nos pertence”, explicou. A saúde e educação também passaram por melhorias após a demarcação.

O indígena Odívio da Costa, de 75 anos, é o morador mais antigo da comunidade e lutou pela demarcação da reserva. O índio wapixana afirma que quando ocorreu a homologação, os índios foram agredidos pelos poceiros que não queriam sair das terras. O agricultor lembra que brigou com os não-índios porque queria a comunidade em paz e proporcionar segurança aos filhos e netos que nasceriam no futuro.

Foto: Indígenas comemoram dez anos de homologação da terra indígena Taba Lascada – Jaqueline Pontes/ Portal Amazônia

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.