Veja o filme censurado pelo deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), presidente da Câmara, para a Sessão Solene em homenagem ao “Dia do Índio”

Rodrigo Arajeju, 7G Documenta

Vídeo censurado pelo deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), presidente da Câmara, para a Sessão Solene em homenagem ao Dia do Índio – realizada no dia 16/04/2015, no Plenário Ulysses Guimarães. Produzido pela 7G Documenta em apoio à Mobilização Nacional Indígena – com roteiro de Rodrigo Siqueira e Elisa Malta, que também editou, a partir da seleção de cenas do filme ÍNDIO CIDADÃO? (DF,2014) -, o vídeo foi considerado ofensivo à imagem do Parlamento brasileiro.

Ficamos contentes que o presidente reconheça que os ataques do Congresso Nacional aos direitos constitucionais indígenas ofendem a imagem daquelas Casas de Lei. Por isso, compartilhamos o vídeo na internet para ampla divulgação de seu conteúdo.

Há 30 anos atrás, Mario Juruna era deputado federal e conduzia a Comissão Permanente do Índio. A Câmara dedicou uma semana de atividades políticas e culturais em homenagem ao Dia do Índio , com audiências públicas, debates, mostra de cinema e artes plásticas. Hoje, o Congresso se fechou aos indígenas mas também para a sociedade em geral.

Com o agravamento das ameaças de retrocesso aos direitos indígenas, mais uma vez o Movimento levanta o Acampamento Terra Livre. Esperamos que seja a última. Foi comovente notar que a comitiva de lideranças do Povo Kaiowa e Guarani saiu de suas retomadas, as terras negadas, para em Brasília permanecer embaixo de lonas e com seus anciões dormindo no gramado da Esplanada.

Diante de tantas contradições e adversidades, resta a esperança de que os Povos Originários se empoderem na próxima Mobilização Nacional como Parlamento Indígena ou outra instância que ocupe a Praça dos 3 Poderes com a altivez do Poder Popular. As primeiras Nações não merecem mais ser vistas como refugiados na Capital ou em qualquer outro lugar do país.

Brasília, 17 de abril de 2015.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.