Conflito com Boko Haram na Nigéria obriga 800 mil crianças a fugir

Da Agência Lusa

Cerca de 800 mil crianças foram obrigadas a fugir de casa por causa do conflito no Noroeste da Nigéria entre o grupo terrorista Boko Haram, o Exército nigeriano e as milícias populares, segundo o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

Com base em dados coletados na Nigéria, no Níger, Chade e em Camarões, o Unicef adverte que as consequências do conflito tiveram efeito devastador e que, no último ano, duplicou o número de crianças que fugiram da Nigéria para países vizinhos.

Em nota divulgada na mesma semana em que o sequestro das meninas de Chibok completa um ano, o Unicef diz que ficar longe de casa é apenas uma parte do drama vivido por essas crianças, pois há provas de que muitas tenham sido recrutadas pelo Boko Haram para participar de combates ou de tarefas logísticas, enquanto outras tenham sido submetidas a casamentos forçados.

“Temos provas do que está se passando, mas é muito cedo para avaliar a magnitude do problema, pois o Noroeste da Nigéria é área de alto risco, o que dificulta o trabalho de campo, disse à agência espanhola EFE o porta-voz regional do Unicef para a África Ocidental e Central, Laurent Duvillier.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.