Arquivo de RC disponibiliza vídeos sobre causa indígena para consulta

“Não queremos apenas doutores em índios, queremos também índios doutores”, disse o historiador Carlos José Ferreira dos Santos, o “Casé”, em sua palestra sobre a causa indígena, realizada no último dia sete, em Rio Claro.

A convite do Arquivo Público e Histórico de Rio Claro, Casé falou na 83ª edição do Bate-papo Cultural, projeto da autarquia que tem como objetivo aproximar a comunidade dos pesquisadores e também ampliar o acervo histórico do município.

Indígena, morador no Território Tupinambá de Olivença, no litoral sul da Bahia, professor da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), de Ilhéus, Casé refletiu com um público diversificado entre estudantes, educadores e interessados pela história e cultura indígena brasileira.

Segundo Taciana Panini, coordenadora do Portal Memória Viva, o Bate-papo Cultural com “Casé Angatu Libertad Volant”, como é conhecido pelo seu nome indígena, foi gravado e será publicado no site do Arquivo Público em breve.

“Outra palestra sobre índios escritores que contam suas histórias em livros foi realizada em 2010, pelo índio Olívio Jerupé, e também está veiculada no site do Arquivo”, diz Taciana.

Para o analista de gestão documental, Ednaldo da Matta, a procura de materiais sobre a questão indígena tende a aumentar, por conta da implantação da lei federal 11.645/2008, que inclui a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena” no currículo oficial das escolas brasileiras.

“Além das filmagens que registram os encontros culturais, o Arquivo guarda em seu acervo livros e cinco filmes em longa-metragem sobre o tema, em DVDs”, diz Ednaldo. “A série Vídeo nas Aldeias – Cineastas Indígenas: Kuikuro, Huni Kul, Panará, Xavante e Ashaninka está disponível para consulta, no setor de pesquisa da autarquia”, explica.

O Arquivo Público localiza-se na Rua 6, nº 3625, Alto do Santana, no NAM Núcleo Administrativo Municipal e o endereço eletrônico do site é www.aphrioclaro.sp.gov.br.

O horário de atendimento ao público para pesquisa é de segunda a sexta-feira, das 13h15 às 16h45. Outros horários poderão ser disponibilizados com agendamento prévio pelo telefone 3522-1935.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.