ArcelorMittal e Vale lançam 38 mil toneladas de poluentes, todo mês, sobre a Grande Vitória

Poluentes são suficientes para encher 593 carretas, com capacidade para transportar 27 toneladas

Ubervalter Coimbra, Século Diário

As empresas ArcelorMittal e Vale lançam 38 mil toneladas de poluentes, todo mês, sobre a Grande Vitória. Os poluentes são suficientes para encher 593 carretas, com capacidade para transportar 27 toneladas.

As poluidoras lançam sobre os moradores e o ambiente da Grande Vitória poluentes como Material Particulado Total (PTS); Material Particulado (MP10) – menores que dez micra – que são inaláveis; Material Particulado PM 2.5 – que são respiráveis -; Dióxido de Enxofre (SO2); Óxidos de Nitrogênio (NOx); Monóxido de Carbono (CO); e Compostos Orgânicos Voláteis (COVs).

São agentes causadores de alergias, doenças respiratórias e câncer. A Região Metropolitana da Grande Vitória (RMGV) é formada pelos municípios de Vitória, Cariacica, Serra, Viana, Vila Velha, Guarapari e Fundão. Tem 1.884.096 habitantes, segundo estimativa populacional de 2014 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O quantitativo foi apontado no inventário de fontes, realizado no período de 2009 – 2011. Mas a poluição aumentou, e muito. As poluidoras acrescentaram novas unidades à produção, como a oitava usina de pelotização da Vale – a maior de todas -, e o aumento da produção das suas usinas de um a sete.

Por esta razão, segundo o presidente da Juntos SOS ES Ambiental, Eraylton Moreschi Junior, a sociedade exige novos estudos por empresa acreditada internacionalmente e que não trabalhe para nenhuma das poluidoras, para quantificar o que é lançado no ar.

No estudo realizado em 2009 – 2011, a Vale aparece à frente da ArcelorMittal Tubarão e Cariacica. A Vale lançava no ar, todo mês, 22.230,3 toneladas de poluentes. Já ArcelorMittal Tubarão e Cariacica contribuía com 16.005,83 toneladas, todo mês.

No Planalto de Carapina, a Vale tem oito usinas de pelotização, e a ArcelorMittal Tubarão, tem três usinas siderúrgicas. Esta empresa também polui a Grande Vitória com a ArcelorMittal Cariacica.

A enorme poluição do ar, o pó preto, como é chamado popularmente, levou o médico Luiz Werber Bandeira a afirmar que nenhum dos moradores da Grande Vitoria ficará livre de doenças produzidas pela poluição do ar. O médico é chefe da área de Imunologia Clínica e Experimental da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro.

Na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Pó Preto, na Assembleia Legislativa, Luiz Werber Bandeira afirmou que os capixabas estão respirando como se fossem trabalhadores de usina siderúrgica. E que esta respiração é feita nas 24 horas por dia, durante todo o ano. São poluentes que podem atingir os alvéolos pulmonares e até a corrente sanguínea.

Segundo o presidente da Juntos SOS ES Ambiental, Eraylton Moreschi Junior, o levantamento que aponta a ArcelorMittal e Vale como responsáveis por lançar 38.236,13 toneladas por mês de poluentes sobre a Grande Vitória foi produzido pela Ecosoft. A empresa foi contratada pela Vale para cumprir uma condicionante ambiental.

As duas poluidoras serão ouvidas na CPI do Pó Preto na Assembleia Legislativa: a direção da ArcelorMittal terá que depor nesta quarta-feira (8) e, da Vale, na quarta-feira (15).

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.