Cartilha do Cerrado: “No veio das águas brota a vida, dos troncos retorcidos surge a esperança”

Comissão Pastoral da Terra

A Cartilha do Cerrado é uma publicação organizada pela Articulação CPT’s do Cerrado, projeto da Comissão Pastoral da Terra (CPT), que reúne textos, poemas, imagens e propostas de encontros celebrativos e de formação. O material tem como objetivo munir povos e comunidades desse bioma com saberes e esperança para que, juntos, possamos manter o Cerrado de pé.

“Esta cartilha é um instrumento para contribuir no debate em torno do Cerrado e dos povos que o habitam e dele vivem. Nela, encontramos três encontros que vão nos ajudar a refletir sobre quem são e como vivem as comunidades do Cerrado; como se dá a luta por terra e território, como preservar a água como fonte de vida. Vão nos ajudar a ‘nos encharcar de Cerrado’ como espaço para se viver, construir relações, valorizar a cultura e a biodiversidade”, destaca, sobre o conteúdo da publicação, dom Guilherme Werlang, presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade e Justiça e da Paz, da CNBB.

Na publicação, encontra-se ainda um texto sobre a campanha pela regularização de territórios das Comunidades Tradicionais Pesqueiras e informações sobre a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 215. Além disso, a Cartilha aborda a PEC 504/2010, que reconhece os biomas Cerrado e Caatinga como Patrimônio Nacional.

Cerrado Cultural é uma seção dedica aos causos, poemas, e indicações de livros e vídeos. É nesse espaço, por exemplo, que você conhece “A saga de Zeca Brejeiro”, texto em homenagem ao Dia do Cerrado, escrito pelo professor e pesquisador Altair Sales Barbosa.

Bom, além disso, a Cartilha nos traz belas imagens dos povos do Cerrado, das belezas naturais desse bioma, dos saberes populares, fé, tradição… Você pode baixar a publicação, que está em anexo no fim desta página. Boa leitura!

Clique aqui e faça o Download da Cartilha do Cerrado

Destaque: imagem capturada da capa da Cartilha.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.