Órgãos estaduais se omitem diante de ameaça ao meio ambiente e à pesca em Pernambuco

Em Pernambuco, pescadores e pescadoras da comunidade de Baldo do Rio, no município de Goiana, vêm denunciando aos órgão estaduais de meio ambiente poluição causada pela indústria KABLIN, mas nenhum providência foi tomada. 

Por CPP Nordeste

O desenvolvimento da pesca artesanal no rio Goiana, localizado no município de Goiana/PE, vem sendo ameaçado pela contaminação industrial. Nos anos 70, 80, 90 e 2000, as maiores fontes poluidoras eram as agroindústrias Usina Santa Tereza, Usina Maravilha, e a fábrica de papelão KABLIN, chamada de Ponsa até o final da década de 90. Nesse período, já era alarmante a quantidade de peixes mortos devido à poluição da KABLIN.

No início desse ano, uma grande mortandade de peixes, promovida pela contaminação das águas, alarmou a comunidade pesqueira Baldo do Rio, que vive na região. A comunidade vem denunciando desde janeiro os constantes descartes de efluentes industriais pela KABLIN dentro do Rio Goiana. As denuncias foram feitas junto aos órgãos ambientais de fiscalização, CPRH, CIPOMA e ICMBio, através da gestão da RESEX Federal Acau Goiana, e à secretaria municipal de Pesca e Meio ambiente do município de Goiana.

A ouvidoria da CPRH se pronunciou dizendo que a KABLIN havia assumido a culpa e que já havia apresentado defesa. “A empresa KLABIN- Unidade Goiana assumiu a responsabilidade, alegando um acidente na nova máquina de papel. A empresa já apresentou defesa ao CPRH”, relatava a resposta enviada pela Unidade Integrada de Gestão Ambiental em Nazaré – UIGA NAZARÉ, no inicio de março.

A comunidade de Baldo do Rio ainda interpelou novamente a ouvidoria da CPRHA que se prontificou em avaliar o caso. “Informamos que reencaminharemos a denúncia a Unidade Integrada de Gestão Ambiental de Nazaré – UIGA NAZARÉ, para que realizem nova fiscalização e tomem as ações cabíveis conforme a Legislação Ambiental […] O processo que está em curso nesta Agência”, expunha a mensagem.

Até agora, o ICMBio, através da equipe gestora da RESEX ACAU GOIANA, não tomou nenhuma providência em relação à denuncia da comunidade. Segundo repasse dos pescadores e das pescadoras, o órgão colocou que não poderia comparecer a comunidade por que não tinha transporte disponível, e que a Industria KLABIN está situada fora da área da unidade de conservação.

Na última segunda feira, 23, um grupo de pescadores e pescadoras retratou as denuncias junto a Promotoria de justiça de Defesa da Cidadania da Comarca de Goiana.

Hoje, 27, a comunidade do Baldo do Rio, notou mais uma vez a presença do descarta de águas vindas da KABLIN sem tratamento no Rio, o que provocou mais uma vez a morte de peixes e crustáceos. O grupo, mais uma vez, denunciou junto aos órgãos de meio ambiente e, hoje pela manhã, foram ao Ministério Público Estadual reforçar o caso. O grupo segue sem o retorno dos órgão.

Avanço da indústria em Pernambuco e seus impactos

A região do litoral norte de Pernambuco vem recebendo um crescente avanço do desenvolvimento industrial. A chegada da indústria automotiva FIAT e a implantação e ampliação das indústrias mineraria da região, como a Itapessoca, Brennand e Larfage, entre outras indústrias, vem interferindo no modo de vida dessas regiões, e impactando especialmente as comunidades tradicionais, e alterando a biodiversidade.

Imagem: Reprodução da página da CPP.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.