SEPPIR, UNFPA e ABC avaliam projeto de enfrentamento ao racismo institucional

Resultados parciais do Projeto BRA5U104 – Fortalecendo as ações da SEPPIR nas áreas de Saúde, Políticas para a Juventude e Políticas para Comunidades Quilombolas são tema de reunião nesta terça-feira (24), em Brasília – DF

SEPPIR

A Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República (SEPPIR/PR), participou, juntamente com o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) e a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) de reunião tripartite para avaliar o progresso do Projeto BRA5U104 – Fortalecendo as Ações da SEPPIR nas áreas de Saúde, Políticas para Juventude e Políticas para Comunidades Quilombolas. O encontro foi realizado na sede da SEPPIR nesta terça-feira (24).

Com duração de 18 meses, o projeto tem por objetivo fortalecer as ações da SEPPIR de enfrentamento ao racismo institucional, prioritariamente nas áreas de Saúde, Políticas para Juventude e Políticas para Comunidades Quilombolas, em diversos territórios do Estado brasileiro. Até março de 2014, no eixo Juventude, foram realizadas 26 oficinas de enfrentamento ao racismo institucional, nos estados da Bahia, Espírito Santo, Paraíba e no Distrito Federal e Entorno, para desenvolver, no âmbito dos governos estaduais e municipais, capacidades institucionais para enfrentar esse tipo de racismo e ampliar direitos de jovens, além de reforçar a Agenda local do Plano Juventude Viva. Nos eixos Saúde e Quilombolas, as ações estão em fase inicial.

Para a representante auxiliar do UNFPA no Brasil, Fernanda Lopes, a avaliação dos resultados parciais é positiva. “O projeto oportunizou as trocas e o fortalecimento do planejamento integrado entre áreas e secretarias da SEPPIR. Além disso, os exercícios constantes de harmonização de argumentos e estratégias no âmbito da coordenação do projeto foram essenciais para o alcance dos resultados parciais e superação das dificuldades”, afirmou.

Entre as ações futuras do projeto, está a realização de 59 oficinas de identificação e abordagem ao racismo institucional no âmbito do Plano Juventude Viva e a finalização de processos seletivos para contratação de consultorias.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.