Boko Haram diz ter sequestrado pelo menos 400 crianças e mulheres na Nigéria

Opera Mundi

Pelo menos 400 pessoas, entre crianças e mulheres, foram sequestradas na cidade de Damasak, na fronteira da Nigéria com Níger e Chade, em nova ação do grupo extremista Boko Haram, como informaram fontes oficiais da Nigéria nesta terça-feira (24/03). Números, no entanto, são imprecisos, e podem chegar a 500 pessoas.

A informação foi confirmada pelo tenente-coronel e comandante nigeriano das forças conjuntas do Níger e Chade, Toumba Mohamed.

O sequestro ocorreu quando o grupo de mulheres e crianças abandonava a cidade de Damasak, liberada pelas tropas de Níger e Chade este mês.

De acordo com testemunhas, em declaração à agência Reuters, 50 pessoas foram mortas antes de iniciada a marcha. “Não sabemos se eles mataram outras depois que partiram, mas levaram o resto com eles”, disse um comerciante chamado Souleymane Ali. A esposa e suas três filhas estão entre as reféns.

“Duas delas deviam se casar este ano. [O Boko Haram] disse ‘elas são escravas, estamos levando-as conosco porque elas nos pertencem’”, declarou.

Uma moradora de 40 anos que se identificou como Fana disse à agência que os combatentes reuniram as reféns na mesquita principal da cidade antes de levá-las e que salvou suas duas crianças escondendo-as em casa.

Em abril do ano passado, o Boko Haram sequestrou quase 300 alunas em Chibok, a 300 quilômetros de Damasak, despertando revolta e atenção mundiais para a insurgência de seis anos dos militantes.

Foto: Campanha que pede a volta das meninas mobilizou protestos na capital Abuja em abril de 2014 – Agência Efe

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.