Quilombolas de Eldorado e Iguape reforçam importância de criar banco de sementes

Alexandre Kishimoto, ISA

Nos dias 17 e 18 de março realizou-se nova edição do “Encontro de gerações das comunidades quilombolas do Vale do Ribeira: Troca de conhecimento sobre manejo, plantio e variedades agrícolas”, na Pousada Recanto Encontro das Águas, na cidade de Eldorado (SP), reunindo 12 representantes dos quilombos da região de Eldorado e Iguape – São Pedro, Sapatu, Pedro Cubas, Pedro Cubas de Cima, Poça e Morro Seco.

A primeira edição do encontro foi realizada em dezembro de 2014, com a participação de representantes dos quilombos dos municípios paulistas de Iporanga e Itaoca – Nhunguara, Pilões, Maria Rosa, Piririca, Porto Velho, Cangume e Bombas. Os encontros tiveram como objetivo iniciar o debate sobre a conservação e recuperação de variedades agrícolas tradicionais cultivadas nos quilombos, valorizando o conhecimento dos agricultores sobre as sementes e sobre o manejo das roças, a segurança alimentar e o seu significado para as futuras gerações.

Os participantes elaboraram um diagnóstico da situação das mudas e das sementes tradicionais, iniciaram o levantamento sobre as espécies e variedades perdidas e aquelas cultivadas atualmente nos quilombos e trocaram experiências sobre as estratégias de conservação de sementes adotadas pelas comunidades quilombolas. Assim como os representantes dos quilombos da região de Iporanga e Itaoca, os participantes do encontro de Eldorado e Iguape chegaram ao consenso de que deve ser constituído um banco de sementes dos quilombos do Vale do Ribeira.

Para tanto, um dos encaminhamentos deliberados pelos participantes junto com a equipe técnica do Instituto Socioambiental é o de realizar, em cada quilombo, o levantamento e a identificação das etnovariedades de espécies cultivadas tradicionalmente e que correm risco de perda (variedades de milho, arroz, feijão e mandioca). Em abril serão realizados novos encontros com os grupos de Iporanga/Itaoca e de Eldorado/Iguape em que se pretende agregar subsídios técnicos sobre a conservação, o manejo e a reprodução de sementes e mudas, aos conhecimentos tradicionais dos quilombolas . Para estas ações, a equipe do ISA passa a contar com a assessoria agronômica da Associação Brasileira de Biodinâmica (ABD).

O “Encontro de gerações nas comunidades quilombolas do Vale do Ribeira” é uma das ações do projeto Sistema Agrícola Quilombola: soberania alimentar, cultura e geração de renda, realizado pelo ISA em 18 quilombos do Vale do Ribeira, com o patrocínio da Petrobrás.

Imagem: Encontro de gerações reforçou a necessidade de se crir o banco de sementes|Frederico Viegas-ISA

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.