MG – Integrantes da ocupação Nelson Mandela vão ficar mais 15 dias no local

Famílias que vivem na ocupação irão receber o bolsa-moradia no valor de R$ 500 até elas se assentarem definitivamente; desocupação aconteceria nesta quinta (26)

Juliana Baeta, O Tempo

A reintegração de posse na ocupação Nelson Mandela, na região Centro-Sul de Belo Horizonte, não irá mais acontecer nesta quinta-feira (26). Movimentos populares receberam do governo do Estado a garantia de que as famílias não serão retiradas de lá por enquanto, e a Polícia Militar confirmou que não haverá qualquer ação nesta data.

Segundo Isabela Gonçalves Miranda, integrante do movimento Brigadas Populares, o grupo se reúne nesta quarta-feira (25) com o comando da PM para discutir a violência policial dentro das ocupações urbanas. “Há casos de execuções sem julgamento, perseguições, apreensões sem mandado, iremos discutir sobre isso hoje, sobre a postura da polícia nas ocupações, e também vamos reforçar a não reintegração de posse desta sexta”, explica.

A reintegração aconteceria no dia 6 de março, mas este prazo foi prorrogado para o dia 26 do mesmo mês, na reunião da Mesa Estadual de Diálogo e Negociação Permanente sobre Ocupações Urbanas e no Campo. Contudo, após a suspensão da liminar de reintegração de posse, este prazo foi prorrogado por mais 15 dias a partir desta quinta (26).

De acordo com a assessoria da Companhia de Habitação de Minas Gerais (Cohab), este período é para as cerca de 50 famílias que vivem na ocupação poderem se organizar para deixar o local. Elas receberam do governo a garantia de uma bolsa-moradia no valor de R$ 500,00 até serem definitivamente assentadas em um local fixo. Uma possibilidade é elas serem inseridas no programa Minha casa Minha Vida.

Imagem: Aproximadamente 50 famílias moram na região desde o início de 2014 (Defesa Civil)

Enviada para Combate Racismo Ambiental por José Carlos.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.