Unesp recebe acervo sobre o jornalista Vladimir Herzog

Solenidade ocorre com apresentação de resultados da Comissão da Verdade da Unesp dia 26/3

UNESP

Em 26 de março de 2015, às 18h, ocorre, a doação pelo Instituto Vladimir Herzog ao Cedem (Centro de Documentação e Memória) da Unesp, em São Paulo, SP, do acervo sobre o jornalista.

Em seguida, às 18h30, a Comissão da Verdade da Universidade (CV-Unesp), instalada há um ano para examinar e esclarecer, principalmente, os impactos da Ditadura Civil-Militar (1964-1985) no interior da instituição apresentará seus resultados. Em consonância com a Comissão Nacional da Verdade, a Comissão da Unesp cobre o período histórico que vai de 1946-1988. Na sequência, haverá um Debate sobre esses resultados.

Presidida pela professora Anna Maria Martinez Corrêa, a CV-Unesp buscou informações nos acervos do Projeto “Memória da Universidade”, coordenado por Anna Maria; pesquisou, ainda, nos arquivos das próprias Unidades Universitárias; no DEOPS (Departamento Estadual de Ordem Política e Social de São Paulo) atualmente sob a guarda do Arquivo Público do Estado de São Paulo. Também realizou entrevistas com professores, alunos e funcionários técnico-administrativos que passaram por processos repressivos dentro e fora da instituição.

Em um segundo momento, a pesquisa será ampliada para a investigação da repressão nas cidades vizinhas àquelas em que a Unesp possui Unidades. A CV-Unesp integra a Rede Nacional de Comissões da Verdade Universitárias (RNCVU), que tem como objetivo a continuidade das pesquisas sobre o período ditatorial de 1964-1985.

Parte do levantamento da CV-Unesp integra o relatório final da Comissão Nacional da Verdade, concluída em dezembro de 2014.

Coordenação da Mesa
Profa. Dra. Sonia Maria Troitiño Rodriguez:
 Coordena o Cedem; é docente do departamento de Ciências da Informação da Faculdade de Filosofia e Ciências, câmpus de Marília. Atuou como Diretora do Centro de Arquivo Permanente do Arquivo Público do Estado de São Paulo, tem experiência na área de Arquivologia;

Integrantes da Mesa
Profa. Dra. Anna Maria Martinez Corrêa:
Presidente da Comissão da Verdade da Unesp, fundadora do Cedem, coordenadora do Projeto “Memória da Universidade,” que resgata a história da Unesp desde os Institutos Isolados;

José Luiz Del Roio: Porta-voz do Comitê Paulista de Memória, Verdade e Justiça, Vice-Presidente do IAP (Instituto Astrojildo Pereira), ex-Senador da República Italiana, ex-Parlamentar da Assembleia de Estrasburgo;

Prof. Dr. Paulo Ribeiro da Cunha: Docente do departamento de Ciências Políticas e Econômicas da Unesp em Marília (SP), assessor da CNV (Comissão Nacional da Verdade), no grupo de trabalho “Militares Perseguidos”. É Membro da Comissão de Altos Estudos do Projeto Memórias Reveladas do Arquivo Nacional;

Profa. Dra. Angélica Lovatto: Docente do departamento de Ciências Políticas e Econômicas da Unesp em Marília (SP), Membro da CV-Unesp, Membro da Comissão de Altos Estudos do Projeto Memórias Reveladas do Arquivo Nacional.

Solenidade de doação e Debate
Dia
: 26/03/2015
Hora
: a partir das 18 h
Local
: Praça da Sé, 108 – 1º andar (metrô Sé)

Inscrições gratuitas para o Debate – enviar nome completo, e-mail e instituição para:
Sandra Santos (organização e produção)
e-mail: [email protected]

Enviada para Combate Racismo Ambiental por José Carlos.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.