Instalada a ‘comissão especial’ da PEC 215/00, com Leitão presidente e Serraglio relator, de novo

Emanuelle Brasil, Agência Câmara

A comissão especial da Câmara dos Deputados sobre a Proposta de Emenda à Constituição das Terras Indígenas (PEC215/00) elegeu presidente o deputado Nilson Leitão (PSDB-MT)

Leitão foi o único a concorrer ao cargo e recebeu 19 votos. Para a relatoria foi designado o deputado Osmar Serraglio (PMDB/PR). A sub-relatoria será ocupada por Valdir Colato (PMDB-SC).

O deputado Nelson Marquezelli (PTB-SP) será o primeiro vice-presidente; Bilac Pinto (PR-MG) o segundo vice-presidente; Luis Nishimori (PR-PR) o terceiro vice-presidente.

A chamada de PEC das Terras Indígenas transfere do Executivo para o Congresso a decisão final sobre a criação e a modificação de terras indígenas, quilombolas e áreas de proteção ambiental. Atualmente, essa função é atribuída à Fundação Nacional do Índio (Funai).

Na foto, à esquerda Serraglio e à direita Leitão (Ailton de Freitas / Agência O Globo)
Na foto, à esquerda Serraglio e à direita Leitão (Ailton de Freitas / Agência O Globo)

Argumentos

Leitão disse que o trabalho do colegiado será pautado pelo equilíbrio. “O debate criado pelo próprio governo é de que essa PEC vai atrapalhar a vida do índio, mas isso não é verdade, nós vamos abrir para o debate democrático” Segundo o novo presidente, o tema deve ser discutido em todas as suas vertentes, sem enfatizar o “discurso xiita” de que a PEC prejudica os índios.

Na opinião do relator, existem “inúmeros argumentos” de que o Congresso pode assumir a competência de demarcar terras indígenas, como o fato de ter sido o próprio Legislativo responsável pela criação da Funai. “Quem disse o que a Funai pode fazer foi o Congresso Nacional, se disse o que pode fazer, pode dizer o que não pode”, concluiu.

Serraglio defendeu o que chamou de “paridade de armas” para solucionar o conflito acerca da responsabilidade pela demarcação, ponto central da PEC. Para ele ambos, o Executivo e o Congresso, devem ter a oportunidade de se pronunciar sobre o assunto: “os dois (Congresso e Funai) têm de ter canhão, os dois têm de ter fuzil”.

indigenas camara
Foto do Conselho Indigenista Missionário – Cimi

Índios na Câmara

O Conselho Indigenista Missionário (Cimi), estima que cerca de 50 indígenas compareceram à Câmara dos Deputados nesta terça-feira à tarde, quando acontece o relançamento da Frente Parlamentar de Apoio aos Povos Indígenas.

A reunião segue no Plenário 13 da Câmara dos Deputados.

Íntegra da proposta:

Edição – Regina Céli Assumpção.

Foto: Índios estendem faixa de protesto na Câmara dos Deputados (Foto: Fernanda Calgaro/G1).

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.