Cem indígenas da Bahia prometem protesto contra a PEC 215

CIMI

Na semana em que o Congresso promete reabrir a Comissão Especial para analisar a PEC 215, uma delegação de índios Pataxó, Pataxó Hahãehãe, Kariri e Tupinambá, todos do extremo sul da Bahia, está em Brasília para cumprir uma agenda cheia de visitas e pedidos nas três instâncias de poder para que os direitos indígenas e a Constituição sejam respeitados.

Ao todo, devem circular pelo Eixo Monumental, cerca de cem indígenas, com a chegada de mais uma delegação da região Norte da Bahia. “O governo federal está calado diante da questão. Hoje a visão do nosso país é o agronegócio. O governo não vê o tanto de sangue que já foi derramado. Nós, índios, não ocupamos uma terra que não seja nossa. Vai acontecer uma guerra”, alertou um dos representantes do povo Pataxó durante a reunião de abertura dos trabalhos na segunda-feira (16).

A ideia é que visitem os gabinetes dos deputados entregando um documento, na tentativa de sensibilizar os parlamentares para votarem contra a PEC 215. Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) também serão visitados. A pauta no STF é alertar para as consequências que as últimas votações da 2ª turma vão trazer para os povos indígenas. Um protesto está marcado simultaneamente à reinstalação da Comissão Especial da PEC 215.

Já na quarta-feira (18), o grupo vai realizar uma caminhada pelo eixo monumental carregando faixas e cartazes, alertando para o que vem acontecendo com os povos indígenas. Mais para o final da semana está marcado um encontro com a Funai e representantes do Executivo também está previsto ao longo dessa semana.

A delegação também vai participar da instalação da Frente Parlamentar de apoio aos Povos Indígenas, que está prevista para esta terça-feira (17).

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.